Revista de Aparecida

Reanimar a esperança

Escrito por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.

01 NOV 2024 - 07H00

Vatican Media

Neste mês de novembro, um motivo de muita alegria para toda a Igreja é a abertura do Jubileu Ordinário de 2025: “Peregrinos de Esperança”. Somos chamados a ser sinais visíveis da esperança, que juntamente com a fé e a caridade constituem as virtudes teologais que definem a essência da vida cristã.

O Papa Francisco deseja “favorecer a restauração de um clima de esperança e confiança, como sinal de um renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência”. É um tempo oportuno para “reencontrar a confiança necessária”, tanto na Igreja como na sociedade, no relacionamento interpessoal, nas relações internacionais, na promoção da dignidade de cada pessoa e no respeito pela criação. Francisco espera que “o primeiro sinal de esperança” do Jubileu se traduza em Paz para o mundo, imerso na tragédia da guerra.

Deixemo-nos atrair pela esperança. Vamos olhar para o futuro com esperança. São Paulo escreve na Carta aos Romanos e diz que: “fomos salvos na esperança” (Rm 8,24). Essa esperança não decepciona, nem desilude, pois, nada poderá nos separar do amor de Deus.

As Dioceses em todo o nosso país estão se preparando com formações, reuniões pastorais, organizando equipes, pensando em peregrinações e vivendo esse Ano da Oração.

A abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro será no dia 24 de dezembro de 2024. No domingo seguinte, 29/12, o Pontífice abrirá a Porta Santa na Basílica de São João do Latrão; em 01/01/2025 (Solenidade da Mãe de Deus) na de Santa Maria Maior, e 05/01/2025 a Porta Santa de São Paulo Fora dos Muros. As três portas serão fechadas no domingo, 28 de dezembro do mesmo ano. O Jubileu terminará com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro em 06/01/2026. O próprio Papa também abrirá uma Porta Santa em uma prisão, pedindo condições dignas para quem está recluso. Esse gesto oferece aos prisioneiros um sinal concreto de proximidade.

De acordo com a bula fica estabelecido que no domingo, 29/12/2024, em todas as Catedrais, os Bispos Diocesanos celebrem a Missa como abertura solene do Ano Jubilar, segundo o Ritual que será preparado para a ocasião.

Celebremos em nossas Igrejas particulares abrindo as portas de nossos corações para que se encham de esperança e de graça.

Um elemento fundamental de todo o evento jubilar é a Peregrinação: pôr-se a caminho para procurar o sentido da vida. Por isso, a sugestão de uma peregrinação, de uma igreja escolhida para a concentração, até à Catedral, seja este o sinal do caminho de esperança e de unidade, iluminado pela Palavra de Deus e com plena participação de todos os fiéis.

Rezemos com o salmista: “confia no Senhor! Sê forte e corajoso, anima teu coração, espera no Senhor” (Sl 27,14). Deus nos olha com ternura e paciência. Assim, na companhia da Mãe Aparecida vivamos esse tempo santo, caminhemos juntos e sejamos peregrinos de esperança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...