Revista de Aparecida

Representantes perseveram na missão evangelizadora em 25 anos da Família dos Devotos

Amor e devoção impulsionam trabalho de levar o consolo da Santíssima Virgem Maria a mais comunidades no país

Escrito por João Pedro Ribeiro

01 JUL 2024 - 06H00

João Pedro Oliveira

Ao longo da história da Família dos Devotos, o exemplo missionário dos Representantes não possibilitou apenas a construção e a manutenção do Santuário Nacional. Eles também levam cada vez mais longe a evangelização pela imagem da Mãe Aparecida, e assim o fazem como uma família, “comunidade privilegiada, chamada a realizar a comunhão das almas” (CIC, 2206). O trabalho dos Representantes é símbolo do esforço dos devotos em seu empenho para a evangelização a partir da Casa de Nossa Senhora.

Foi em agosto de 2023 que Ednalva da Silva Barbosa, de João Pessoa (PB), em visita ao Santuário Nacional, cadastrou sua família e se tornou uma Representante da Família dos Devotos, colocando à disposição de seus irmãos esse trabalho. Ao voltar a São Paulo, onde estava hospedada, recebeu uma ligação confirmando que ela poderia buscar a Capelinha e levá-la a sua comunidade. “Saí por São Paulo sem conhecer São Paulo, e parecia que eu estava andando por João Pessoa!”, conta ao relembrar sua ida de última hora ao Santuário de Aparecida. Assustada com o tamanho da caixa preparada para levar a imagem de Nossa Senhora, Ednalva não mediu esforços para levá-la à capital paraibana. “Se eu cheguei até aqui, foi porque era vontade de Nossa Senhora”, garante.

Seu cadastro na Família dos Devotos foi realizado por uma Representante que, à época da ida da imagem de Nossa Senhora, estava acamada por conta de um acidente. “E ela foi a primeira pessoa a receber a Capelinha”, lembra Ednalva. A partir daí, várias tradições se seguiram. “A gente marcava cinco casas por noite (para serem visitadas), e a cada casa a gente rezava um mistério”, explica.

Acervo pessoal
Acervo pessoal
Família visitada em missão pela Representante Ednalva da Silva Barbosa

Entre várias visitas a fiéis, hospitais e comunidades, Ednalva tinha consigo um pedido simples à Virgem Maria. “Nossa Senhora, me ajude a pescar mais um peixinho para seu barco”, conta. Esse pedido a ajuda a seguir convicta nessa missão, junto com a Mãe de Deus. “As pessoas sentem a mesma emoção que Isabel sentiu. Essa aqui é Nossa Senhora visitando a gente!”, conclui.

O amor por Nossa Senhora é compartilhado por Maria Luiza Cao Soprani, de Aracruz (ES), que herdou o carisma de auxiliar o Santuário Nacional de seus pais, que faziam parte do então Clube dos Sócios. Ao receber a Revista de Aparecida, decidiu se tornar Representante e, em um momento de dificuldade, pediu a intercessão da Senhora Aparecida. “No dia seguinte (ao que fez uma oração a Nossa Senhora), a Vanessa (do Setor de Representantes) me ligou e perguntou se eu aceitava a Capelinha na minha casa. Quando a Vanessa me ligou, eu nem pensei, eu só aceitei, eu disse sim. E a minha vida mudou a partir daquele momento”, confirma.

A presença da imagem de Nossa Senhora na cidade facilitou o recebimento de Maria Luiza, que pôde pegar a Capelinha Missionária com outro Representante de sua cidade. Para receber as intenções, os fiéis da comunidade anotam os propósitos em pequenos pedaços de papel, que são grampeados por Maria Luiza e que serão levados ao Santuário Nacional. “Tem depoimento de pessoas que foram visitadas por Nossa Senhora no momento em que elas estavam mais desesperadas”, conta. A Representante afirma que a experiência a levou a refletir sobre a oração diante das dificuldades dos tempos atuais, e faz um pedido a todos que possam se voluntariar a levar a imagem da Mãe Aparecida a mais lugares do Brasil. “Precisamos cada vez mais de oração”, acentua.

 Guiados pela Virgem Maria, os Representantes continuam a levar seu testemunho pelas 779 Capelinhas Missionárias que evangelizaram o Brasil desde o início da Família dos Devotos. Se você deseja partilhar esse carisma com sua comunidade, junte-se ao Santuário Nacional nessa missão! Ligue para 0 300 2 10 12 10 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3104-1212: torne-se você também um Representante no 25 anos da Família dos Devotos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Ribeiro, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...