Por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida Atualizada em 14 AGO 2024 - 10H15

Santa Maria, Mãe da Igreja

Como é bom ser devoto de Nossa Senhora. Já dizia Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Missionários Redentoristas: “um verdadeiro devoto de Maria, jamais se perde”.

Vatican News
 Vatican News
Ícone da Salus Populi Romani na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma


De fato, ter Maria por Mãe é uma grande graça. Ela é a facilitadora da nossa conversão e perseverança.

O Documento Marialis Cultus, do Papa Paulo VI, destaca que a devoção mariana tem um forte proveito espiritual para a Igreja e para a sociedade humana. E afirma que: “A bem-aventurada Virgem Maria é modelo da Igreja, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo”.

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos recorda: “Há um estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja. Porque sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto” (EG 288). Ela é a “Mãe do Evangelho vivente (EG 287), manancial de alegria para os pequeninos”.

Neste mês queremos destacar, a partir da festa litúrgica da “Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior”, o nosso compromisso eclesial e ver Maria como mulher de fé, que vive e caminha na fé. Ela é a discípula exemplar, aquela que mais correspondeu ao amor. Por isso, vamos fazer uma viagem para Roma e conhecer um pouco sobre esta Basílica que conserva o mais importante ícone mariano: a Salus Populi Romani (Salvação do Povo Romano), muito querida e porto seguro para os fiéis. Antes da partida de suas viagens apostólicas e depois do seu regresso, o Papa Francisco reza e pede a proteção. É uma das quatro Basílicas Papais da cidade, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior mariana de Roma. Foi a primeira igreja do Ocidente dedicada a Maria em honra a Jesus Cristo, constituindo um coração espiritual da cristandade e da devoção mariana. Há ali também uma relíquia da Manjedoura do Menino Jesus. No final do ano de 2023, numa entrevista, o Papa Francisco, devido à sua devoção a Maria, falou que já decidiu ser sepultado nesta Basílica.

Os Santuários Marianos por todo o mundo são espaços sagrados de peregrinação que favorecem o crescimento na fé com a presença materna da Virgem Maria, são locais onde renovamos a esperança e nos comprometemos em viver e crescer em comunidade. Essa é a experiência mística que os Romeiros realizam, por exemplo, aqui no Santuário Nacional de Aparecida.

Que Nossa Senhora continue sendo a Mãe e Protetora da Família dos Devotos e a “Estrela da Nova Evangelização”, para que a Igreja, com renovado ardor, leve a todos o Evangelho da Vida e seja sempre uma comunidade na qual resplandeça a comunhão, a participação e a missão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...