Revista de Aparecida

Santas Missões Populares Redentoristas

O rico mês de outubro, por suas comemorações, fortalece a caminhada missionária da Igreja, renova o ardor, recorda a tarefa evangelizadora e nos anima com a força do Espírito Santo “que está sobre nós e nos envia” (Lc 4,18)

Escrito por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.

26 SET 2024 - 06H55 (Atualizada em 04 OUT 2024 - 17H50)

O Documento de Aparecida afirma que somos “Discípulos-Missionários de Jesus Cristo” a serviço da vida. A identidade da Igreja é evangelizar. Isso nos faz despertar a consciência de um catolicismo mais missionário em cada batizado. Vocacionados à Missão, o Senhor conta com nossos passos missionários, pois, somos peregrinos da esperança.

A Campanha Missionária de 2024 para este mês nos guia com o tema: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema: “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9), e quer promover um modo de vida sinodal estabelecendo a colaboração com as Igrejas mais pobres do mundo. O mandato de Jesus: “Ide”, nos impele e ressoa na história.

A primeira de todas as causas da vida do cristão e o máximo desafio da Igreja é a Missão. Por isso, homens e mulheres em todos os tempos sentiram esse apelo para anunciar a Alegria do Evangelho. Foi o que aconteceu também com Santo Afonso Maria de Ligório, que em 1732 organizou uma equipe de missionários para gastarem sua vida em favor dos mais pobres e abandonados, fundando a Congregação Redentorista na Itália, com a finalidade de continuar os passos do Redentor - Missionário do Pai.

Centro de Documentação e Memória (CDM) / Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) / Santuário Nacional
A pregação das Missões está no coração da Congregação Redentorista


Que bom falar dessa querida família religiosa que neste mês celebra os 130 anos da chegada ao Brasil. Esses pioneiros, “bávaros de fé”, testemunharam a força da Missão quando, já no ano de 1897, pregaram as Santas Missões no município de Areias-SP. Eles quiseram manter vivo o carisma e o objetivo para o qual surgiram. Gostamos de ser conhecidos como os Missionários de Aparecida, de Nossa Senhora e pelo anúncio explícito da Palavra de Deus nas Missões Redentoristas, que procuram evangelizar a pessoa integralmente, atualizando-se em sua metodologia, com dinamismo em suas estruturas e tendo sensibilidade para perceber as necessidades de cada época.

A Missão Redentorista constitui-se num momento forte de Evangelização na vida da comunidade cristã e tem como lema: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”. Ela se organiza em quatro fases: a primeira - Missão da Visitação, com irmãs missionárias de outras congregações que compõem o grupo e, juntamente com os leigos das comunidades, organizam a Paróquia em Setores e centros de missão, fazendo um levantamento sociorreligioso e suscitando novas lideranças (coordenadores e auxiliares). A segunda fase - Missão nas Famílias, é o encontro nas casas. Cada família receberá o andorzinho com a imagem de Nossa Senhora “discípula exemplar” e um subsídio de oração com a reflexão da Palavra de Deus. A terceira fase é a Missão nas Comunidades, com a presença dos Missionários Redentoristas (Padres e Irmãos) com mensagens missionárias, o conteúdo querigmático, celebrações, encontros, procissões, momentos especiais de bênçãos, de conversão e de misericórdia para viver a alegria da fé em comunhão, resgatando os indiferentes e afastados, convocando a todos para participação. E, a quarta fase - Missão Continuada, no espírito de Deus, cada comunidade segue em frente a missão da evangelização incentivando a perseverança. Vejam como que, em cada fase, percebemos a hora da graça e quantos frutos podemos colher para nossa vida pessoal, espiritual e de grande proveito à Pastoral.

Deixo o convite para que você, QUERIDO PÁROCO, solicite essa ação evangelizadora das Santas Missões Redentoristas em sua Paróquia. Entre em contato: a12.com/missoesredentoristas.

Que a Mãe Aparecida, a Estrela da Evangelização, nos faça caminhar na esperança, como verdadeiro povo de Deus numa Igreja, toda Ela Sinodal e para dizer ao mundo que existe futuro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...