Por Victor Hugo Barros Em Revista de Aparecida

Santuário Nacional recebe poltrona utilizada por João Paulo II após sagração da Basílica

Peça ajuda a contar a história do maior templo mariano do mundo, sagrado pelo Papa Wojtyla em 04 de julho de 1980

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
Poltrona utilizada por São João Paulo II no voo de regresso a Roma, após a sagração da Basílica


O acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida passa a contar com mais uma peça que ajuda a contar a história da devoção à Padroeira do Brasil. A poltrona utilizada pelo Papa João Paulo II no voo que levou o pontífice de volta a Roma após sua primeira viagem ao Brasil, em 1980, foi doada ao Santuário Nacional. Foi nesta visita que o Sucessor de São Pedro, hoje canonizado, realizou a sagração do altar da Basílica Nova, em 04 de julho de 1980, dando também ao templo o título basilical.

“A poltrona pertencia a um avião da extinta companhia aérea VARIG. Com o encerramento das atividades da Companhia, o hangar no Aeroporto Galeão onde se abrigava a poltrona passou ao controle da TAP-ME, última proprietária da peça antes de sua doação ao Santuário Nacional de Aparecida, detalha a coordenadora da Reserva Técnica do Museu Nossa Senhora Aparecida, Érica Coelho.

A aeronave PP-VMS DC 10, da empresa VARIG, recebeu várias modificações para a viagem do pontífice, que partiu de Manaus para Roma às 17h30 do dia 11 de julho de 1980. A primeira classe foi especialmente preparada para receber o pontífice, ganhando o formato de uma saleta, onde a poltrona que agora pertence ao acervo do Santuário Nacional estava colocada. Nela, o pontífice escreveu discursos que seriam feitos no Vaticano, jantou e também dormiu.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
Detalhe da poltrona utilizada por São João Paulo II


Junto de João Paulo, no retorno a Roma, viajaram cerca de 60 jornalistas de diversos países e a comitiva papal, composta por cerca de 20 pessoas. Era a coroação da primeira vinda de um pontífice ao país, iniciada no dia 30 de junho daquele ano.

No período, Wojtyla, hoje canonizado, realizou 49 discursos e visitou 14 cidades. Entre elas, Aparecida, “a única cidade não capital a ser visitada pelo papa”, detalha emocionado o missionário redentorista, padre Antônio Agostinho Frasson que, na época, esteve lado a lado de João Paulo II na visita ao Santuário Nacional.

Acervo pessoal
Acervo pessoal
"Na imensidão daquele Santuário estive praticamente sozinho com o Papa. Foi emocionante!", recorda padre Frasson. Na foto, o sacerdote está a esquerda do Papa, paramentado com túnica e estola


Na Terra da Padroeira, uma multidão acolheu o pontífice nas ruas da cidade e no pátio da Basílica, onde João Paulo celebrou a missa na esplanada que hoje leva seu nome. Apenas por um breve momento o papa não esteve com o povo.

“O Papa entrou quase sozinho na Basílica para realizar o ritual de sagração do Altar e eu o estava esperando no presbitério. Narrei a cerimônia estando lado a lado com João Paulo II e depois saímos juntos pelo corredor da Nave Sul”, recorda padre Frasson.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional
São João Paulo II com a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, no pátio da Basílica


O Museu Nossa Senhora Aparecida guarda objetos utilizados pelo pontífice nesta data, como a casula e a cadeira utilizada pelo papa polonês durante a celebração. Atualmente os objetos podem ser vistos pelo público na exposição “O Museu e suas Histórias”, localizado no segundo andar da Torre Brasília.


Vitrine com objetos utilizados pelos papas no Museu Nossa Senhora Aparecida


Agora, a poltrona do avião que, após a sagração da Basílica, levou o Papa de volta a Roma, também foi incorporada à coleção papal. Atualmente o objeto está na Reserva Técnica do Museu onde, graças a Família dos Devotos, está recebendo cuidados de conservação. Com a chegada da peça, o Santuário Nacional estuda possibilidades para exposição da poltrona, ainda sem data e formato definidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...