Por Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R.
Setembro é um mês especialmente dedicado à Palavra de Deus. Podemos encontrar nas Sagradas Escrituras vários momentos em que Deus chamou homens e mulheres para uma missão. Chamou patriarcas, juízes, profetas, pescadores e, de modo particular, chamou Maria para ser a mãe do salvador. Como os apóstolos, Ele continua a nos chamar e enviar como missionários(as), autênticas testemunhas do seu Reino. O ‘vem e segue-me’ de Jesus é um chamado constante em nossa vida, o Senhor chama cada um de nós para servir por meio de sua Palavra, que nos inspira e nos move a compreender os sinais dos tempos e o que o Espírito sopra de novo para a Igreja hoje. A Bíblia nos mostra que quando Deus chama uma pessoa, Ele faz uma aliança conosco, e o critério é sempre este: “O Senhor elege alguém para alcançar outros, esse é o chamado de Deus”, diz o Papa Francisco.
Quem lê, reflete e medita a Palavra de Deus experimenta a beleza, a alegria, mas também a responsabilidade e os desafios de ser escolhido por Ele. Todos nós muitas vezes experimentamos o desânimo diante de nossas fraquezas, mas não devemos desanimar, Deus sempre nos fortalece e orienta por qual caminho seguir. O chamado de Deus não deve ser um privilégio, mas um serviço de anunciar com amor a sua Boa Nova, que diariamente nos inquieta para vivermos com amor a missão proposta.
Recorremos à Palavra de Deus como fonte e guia para fundamentar nossa vocação, tendo em mente que a iniciativa é sempre de Deus, e cabe a cada um de nós responder com amor ao seu chamado. Portanto, não há o que temer, porque Deus, por meio de sua Palavra, continuará a provocar cada um de nós a darmos uma resposta a seu convite. Jesus é a palavra que atesta a revelação e torna-se realidade no encontro com Deus e o ser humano.
Chamado vocacional: ouvir o Senhor que nos chama a todo momento
Aceitar o chamado de Deus requer despojamento e desprendimento de tudo aquilo que nos aprisiona e não nos deixa livres para o seguimento de Cristo.
Chamados a anunciar Jesus Cristo e sua Copiosa Redenção
Anunciar Jesus Cristo, sua redenção copiosa, exige de nós abertura e disponibilidade em contrapartida a uma sociedade que visa outros valores que não são os valores cristãos.
Vocação e missão
Faz parte da essência do ser Igreja o ser missionário, não tem como pensar o anúncio do Reino dos céus sem a concepção missionária.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.