No próximo mês vamos iniciar mais um Ano Santo. Vai ser um tempo especial de festa e de alegria. Queremos convidar você para visitar Nossa Senhora e seu Santuário. Seja você também um peregrino da esperança a caminho do Ano Jubilar! Aceite nosso convite e viva com alegria esse itinerário de peregrinação e de encontro com a esperança e com a misericórdia de Deus.
Na Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025, o Papa Francisco lembra que a esperança não decepciona, não engana, não confunde, não defrauda e não desaponta. O Papa destaca que, ao falar da esperança, o apóstolo Paulo infunde coragem à comunidade cristã de Roma (Rm 5,5).
A esperança é a mensagem central do Jubileu que, segundo uma antiga tradição, o Santo Padre proclama de vinte e cinco em vinte e cinco anos. A virtude teologal da Esperança é simbolizada, na iconografia cristã, pela imagem da âncora, que indica o porto seguro das nossas vidas. Acreditar na Esperança é deixar-se iluminar pelo esplendor da luz de Cristo.
Sinais do Jubileu da Esperança
São muitos os sinais do jubileu: a Peregrinação propriamente dita, a Porta Santa, a Profissão de Fé, a Caridade, a Reconciliação, a Eucaristia, a promoção da vida, o empenho a favor da justiça e a Indulgência Jubilar. Ao longo da história da Igreja, o Jubileu foi sempre um evento do povo. Ele é fruto da piedade popular e da fé do Povo de Deus. Muitos personagens bíblicos, desde Abraão e Sara, também foram peregrinos da esperança.
Não é difícil reconhecer quem são os destinatários da Esperança: os pobres, os pecadores, os que sofrem, os que buscam o Senhor, os que promovem a paz, os peregrinos, os que têm fé, os que rezam e todos aqueles que, diante do mistério da encarnação, reconhecem que Jesus Cristo é nossa salvação!
Os principais sinais do Ano Santo falam da luz que dissipa as trevas, da misericórdia de Deus, do consolo nas aflições, da cura física e espiritual, da paz que é fruto da justiça, da alegria em peregrinar para servir, da fé em Jesus Cristo, do poder da oração e, finalmente, do realismo da encarnação.
Venha visitar Nossa Senhora e seu Santuário
O Ano Jubilar indica quem somos nós: somos pessoas a caminho e, enquanto estamos a caminho, descobrimos quem somos nós mesmos. Descobrimos que temos necessidade de Deus em cada passo da peregrinação da nossa vida. Desejamos que os peregrinos sejam atraídos pelo Santuário Nacional e que aqui encontrem motivações para se sentirem comprometidos e enviados para a missão.
Na alegria de celebrar o Ano Santo de 2025, nosso coração transborda de júbilo e de esperança. É o próprio Senhor que nos convida à oração e à vivência da fé. Ao longo de todos os dias desse Jubileu, do nascer ao pôr do sol, Nossa Senhora Aparecida nos acolhe como peregrinos da esperança e nos envia em missão.
Tempo de Deus em nossas vidas, o Ano Jubilar é um tempo favorável para viver a fraternidade e o bem comum. Porque somos peregrinos da esperança, a Mãe Aparecida quer nos conduzir até a Porta Santa que é Jesus.
Bem-vindo peregrino: somos uma Igreja Jubilar!
Durante o Ano Jubilar, todos os que peregrinarem a Aparecida em espírito de piedade, poderão receber a Indulgência plenária jubilar.
A Família dos Devotos recebe a indulgência jubilar
Durante todo o Ano Santo de 2025, o Santuário Nacional e a Basílica Histórica vão oferecer celebrações e catequeses sobre o significado, o sentido atual e os sinais do jubileu.
Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança!
No último dia da Novena, a súplica que dirigimos à Mãe Aparecida toca diretamente nosso coração de filhas e filhos queridos. O tema que escolhemos para o nono dia da Novena diz assim: Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.