Revista de Aparecida

Trabalhando juntos para acolher os peregrinos da esperança

Escrito por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R.

26 SET 2024 - 07H00 (Atualizada em 26 SET 2024 - 13H35)

Thiago Leon

Minha calorosa saudação a você, devoto(a) da Mãe Aparecida.

Para todos nós outubro é um mês muito significativo. Sobretudo nos dias próximos do dia 12, o maior Santuário Mariano do mundo torna-se o coração pulsante de todo o Brasil católico. No Santuário Nacional uma multidão de peregrinos chega em busca de bênçãos e de renovação espiritual.

Seja a pé, de bicicleta, de ônibus ou de carro, sozinhos ou acompanhados de familiares e amigos, todos se tornam peregrinos da esperança na casa de Nossa Senhora. E mesmo aqueles que não conseguem vir ao Santuário, se unem pela oração, rezando a partir de suas casas. Por isso, este é um mês para estarmos unidos como uma só família, rezando uns pelos outros à Mãe Aparecida.


Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Em outubro a movimentação no Santuário Nacional fica ainda maior


O acolhimento na casa de Nossa Senhora

Para que seja possível realizarmos o acolhimento dos milhares de peregrinos que passam por Aparecida e que neste período se tornam ainda mais numerosos, faz-se necessário reforçar as equipes e as estruturas existentes no Santuário.

Todo esse trabalho começa alguns meses antes, logo quando é definida a programação da Novena e Festa da Padroeira. Para conseguirmos promover toda essa mobilização, os cerca de 2.550 colaboradores que trabalham na casa de Nossa Senhora são de fundamental importância.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro
150 seguranças atuam na Casa da Mãe Aparecida


João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro
Polícia Rodoviária Federal também atua na Festa da Padroeira

São mais de 150 seguranças, 300 pessoas na limpeza e na conservação, 130 pessoas na organização do estacionamento e do transporte, 70 pessoas na manutenção predial e diversas outras trabalhando nas infraestruturas de acolhimento, como por exemplo na pastoral e visitação.

Além das equipes internas, também realizam um trabalho muito importante nesse período as Polícias Federal Rodoviária, Civil, Militar, Científica e o Corpo de Bombeiros, que se fazem presentes assumindo suas respectivas responsabilidades. Contamos ainda com a ajuda de centenas de voluntários para as celebrações litúrgicas e o acolhimento dos peregrinos.

Na ocasião da Festa da Padroeira o ambulatório médico do Santuário estará de prontidão para receber os romeiros que necessitarem de atendimento de saúde, colocando à disposição colaboradores, enfermeiros, médicos e ambulâncias.

Também precisamos montar e equipar uma tenda para oferecer atendimento ambulatorial aos milhares de peregrinos que costumam vir andando ou de bicicleta nos dias que antecedem a festa. Na Tenda dos Peregrinos são realizados curativos, lavagem dos pés, massagem, alongamentos e outros atendimentos médicos e de enfermagem feitos com a ajuda de colaboradores e voluntários.


Tenda dos Peregrinos garante acolhimento de quem vem a pé


O Santuário dispõe de quase mil banheiros masculino e feminino, 75 sanitários para atender aos deficientes, 30 fraldários, 160 bebedouros, sala de descanso para motoristas de ônibus e um Centro de Informações Turísticas. São estruturas e espaços mantidos para o bom acolhimento dos romeiros e que são usados intensamente nesse período.

Também o grupo de religiosos e sacerdotes que ajudam nas celebrações e no atendimento das confissões é reforçado. Missionários Redentoristas de outros lugares são convocados para se somarem aos que já trabalham no Santuário. Forças que se unem para acolher e evangelizar.

Thiago Leon
Thiago Leon
Sacerdotes estão disponíveis para atendimento de confissões no Santuário


Os trabalhos não podem parar

Enquanto essa bonita festa acontece no Santuário Nacional, as obras de revestimento da Fachada Leste continuam a acontecer sem interrupção. Os mosaicistas também se tornam peregrinos e missionários, trabalhando para que a Basílica de Nossa Senhora Aparecida se transforme cada vez mais num lugar acolhedor e de restaurador encontro com Deus.

Eles se somam a tantos que fazem parte da história de sua construção, entre os quais está o primeiro arcebispo de Aparecida, o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, que vamos homenagear erigindo seu brasão cardinalício esculpido em pedra sabão, junto ao boulevard oeste, que será inaugurado neste mês.

Também vamos homenagear outro nome muito importante na história da construção do Santuário, o cardeal Aloísio Lorscheider: no dia 8 de outubro, quando se completarão 100 anos de seu nascimento, Dom Orlando Brandes irá abençoar o Monumento de Nossa Senhora de Guadalupe, ao lado do Obelisco do Celam, recordando o trabalho de Aloísio junto à Igreja na América Latina.

Thiago Leon
Thiago Leon
Brasão em pedra sabão do Cardeal Motta, no Boulevard Oeste


Você, devoto(a) da Mãe Aparecida, também é chamado a trabalhar conosco, participando com sua contribuição generosa, para que tudo caminhe bem neste mês outubro e para que as bênçãos de Nossa Senhora sejam abundantes para todos os seus filhos e filhas. Faça sua doação por meio do boleto, do calendário ou do cartão do devoto. Feliz mês de Nossa Senhora Aparecida para todos nós!

Clique aqui e faça parte da Família dos Devotos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...