Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

Venerável Pe. Vítor Coelho, missionário da Copiosa Redenção

Centro de Documentação e Memória (CDM) / Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) / Santuário Nacional
O Venerável pe. Vítor Coelho de Almeida pregando na Basílica Histórica


Saudações fraternas a você que faz parte da Família dos Devotos da Senhora Aparecida!

Neste texto, queremos apresentar como Pe. Vítor Coelho tratava de temas fundamentais de nossa fé: a criação do mundo, o pecado original e a dignidade cristã.

Pe. Vítor foi o missionário da Copiosa Redenção. Isso quer dizer que ele contemplava a ação redentora de Cristo em tudo: na criação em geral e na vida de nossa gente. Ele sabia contemplar os sinais de Deus na beleza da criação e dela sempre tirava uma mensagem de fé.

Na Consagração a Nossa Senhora Aparecida, do dia 22 de setembro de 1984, cujo áudio está disponível em a12.com/padrevitor, ele contempla seus 85 anos de idade em comparação com a estação da primavera, com o nascer e o pôr do sol, com a beleza da alvorada e do declinar da vida humana nesta terra. A beleza poética desse emocionante discurso apontava para sua fé profunda em Deus que tudo cria e recria.

E assim ensinava: “O Espírito Santo vai desenvolvendo o brotinho, que é você, até torná-lo perfeito cristão. Você recebe vitalidade para fé, esperança, amor, prudência, justiça, fortaleza, temperança e mais virtudes nascidas da vida divina que está em você” (Texto 87, sobre a importância do Batismo). Com esse ensinamento, Pe. Vítor mostra que a vida cristã nos faz tomar consciência da vida divina que está em nós. É nesse grande mistério do amor divino que se enraíza a dignidade humana.

Seus ensinamentos não eram apenas teorias da fé, mas partiam de sua experiência pessoal com Deus. Ele dizia de si mesmo: “Sou filho da Misericórdia de Deus. Ele me tirou do lodo, de lá de baixo, para me colocar em alto na vocação sacerdotal”. Nessa afirmação, Pe. Vítor nos ensina que a ação criadora e recriadora de Deus é sempre maior do que as forças do pecado e da morte que querem nos destruir.

Falando sobre o pecado original, o Venerável Pe. Vítor sempre exaltava a ação redentora de Cristo, a qual nos resgatou para Deus Pai como filhos e filhas: “Depois do pecado da humanidade, todos nós nascemos sem a vida divina. Se não houvesse o pecado, já nasceríamos com a vida do alto, isto é, nasceríamos unidos sobrenaturalmente ao Filho de Deus. Mas, pelo pecado, nascemos separados de Deus e a Ele só nos unimos, novamente, graças a Cristo e à sua morte na cruz” (Texto 84 sobre o Batismo).

Com beleza poética, profundidade de fé e testemunho de vida, Pe. Vítor nos ajuda a sentir que o amor de Deus Pai, em Jesus, na força do Espírito Santo é força que cria e recria: “A caridade do Espírito Santo torna-se presença de Deus em nós. Essa presença divina nos faz muito parecidos com Deus, que é Amor. A alma torna-se linda. Essa beleza nós veremos só quando formos para o céu e contemplarmos Deus, como Deus é, e o seu ‘rebrilho’ em nós” (Texto n. 85. Batismo: Somos imagem de Deus).

Pe. Vítor dedicou seu apostolado missionário para a promoção da dignidade humana em uma sociedade marcada por tantas dificuldades e sofrimentos. Sua ação evangelizadora anunciava a salvação integral da pessoa humana em Deus. Maria Santíssima, concebida sem pecado, foi sempre apresentada por ele ao povo com ternura e confiança filial. Sigamos seus ensinamentos, vivendo nossa missão batismal com profundidade na fé, no amor e na caridade em prol de um mundo mais humano, justo e fraterno, como Deus quer!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...