Revista de Aparecida

Venerável Pe. Vítor: Sacerdote por vocação para servir ao povo de Deus

Agosto é o mês vocacional. Deus chama a cada um de seus filhos e filhas para uma missão especial e espera, com amor de Pai, nossa resposta generosa

Escrito por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R.

31 JUL 2024 - 16H01

Acervo da Comissão para o Patrimônio Histórico CSsR


Acervo da Comissão para o Patrimônio Histórico CSsR
Acervo da Comissão para o Patrimônio Histórico CSsR
Padre Vítor Coelho de Almeida pregando na Basílica Histórica


Sabemos bem que Pe. Vítor Coelho foi um padre missionário, membro da Congregação do Santíssimo Redentor. Todo o seu empenho sacerdotal como redentorista teve início, perseverança e conclusão no chamado de Deus. Para nosso Venerável Missionário, a vocação foi a primeira experiência da redenção em sua vida. Assim ele afirmou: “Sou filho da Misericórdia de Deus. Ele me tirou do lodo, de lá de baixo, para me colocar em alto na vocação sacerdotal”. De fato, a vocação que recebemos de Deus nos coloca na dinâmica de seu amor, que pressupõe sempre a conversão. No sim a Deus está o sentido de nossa vida e a razão de nosso existir.

A consciência do grande dom da vocação, recebido na infância vivida no seminário, levou Pe. Vítor a doar-se totalmente no anúncio da copiosa redenção de Jesus. Foi exímio catequista das crianças, missionário nas missões itinerantes, confortador dos enfermos durante o tempo que ele mesmo passou em Campos do Jordão para tratar-se da tuberculose. Por fim, dedicou sua vida como Apóstolo d’Aparecida pelas ondas da Rádio de Nossa Senhora e na acolhida e visita aos romeiros.

Ao reconhecer que o chamado de Deus o colocou num caminho de plenitude e santidade, Pe. Vítor se empenhou em levar as pessoas a também assumirem a vocação de Deus em suas vidas. Ele foi um grande incentivador dos agentes de pastorais, motivando a Celebração da Palavra e o dinamismo pastoral dos leigos em regiões carentes da presença de padres. Convidou os ouvintes e devotos de nossa Senhora a ajudarem financeiramente na pregação, assumindo assim o compromisso com a pregação da palavra. Acima de tudo, Pe. Vítor Coelho foi o grande incentivador da vocação dos leigos no campo social, conforme o ensinamento do Magistério da Igreja. O cristão, por sua ação no mundo, deve levar o evangelho e sua força libertadora para as estruturas da sociedade, fazendo florescer a paz como fruto da justiça.

Do mesmo modo, Pe. Vítor empenhou-se na promoção da vocação ao ministério presbiteral. Durante suas atividades missionárias, sempre apresentava aos meninos a grandeza da vocação sacerdotal. Por causa de seu sobrenome, os muitos meninos enviados por ele ao seminário eram chamados de “Coelhinhos”!

Assim, podemos perceber que seu empenho missionário foi um contínuo transbordamento da graça do Deus que chama e envia. Seu testemunho nos ajuda a compreender que a vocação não é apenas o chamado divino para um determinado estado de vida, e que acontece uma única vez. Vocação é uma experiência que permeia todos os momentos da vida e nos coloca no dinamismo do servir por amor, assim como fez Jesus.

Que o Venerável Pe. Vítor Coelho nos inspire e nos ajude a viver o chamado divino com generosidade. Quanto mais generoso for nosso sim ao chamado de Deus, mais força terá nosso testemunho para tantas pessoas que buscam o verdadeiro sentido da existência!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...