Vocação é graça! Com esse tema celebramos no mês de agosto a 54ª Semana Vocacional Redentorista, uma iniciativa do Secretariado Vocacional Redentorista em parceria com o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, na qual procuramos continuar a reflexão do 3º ano vocacional da Igreja no Brasil. A semana vocacional contou com a ajuda e o testemunho vocacional dos formandos e formadores de inúmeras Famílias Religiosas e dos seminaristas da Arquidiocese de Aparecida, que testemunharam a beleza de seu chamado e a generosa resposta ao chamado de Jesus que lhes disse: “Vem e segue-me”. Não se pode deixar de ressaltar a presença dos formandos redentoristas nas diversas etapas da formação inicial, seus formadores e vários missionários redentoristas que exercem inúmeros trabalhos apostólicos e generosamente contribuíram para a realização dessa bela semana de oração pelas vocações.
Na Igreja existem inúmeras vocações, seja para as diversas pastorais e movimentos de nossas paróquias, seja para a vida religiosa consagrada e sacerdotal. Pela graça do santo batismo, todos os renascidos para uma vida nova em Cristo Jesus possuem uma vocação, um chamado a colocar seus dons e talentos que gratuitamente receberam de Deus a serviço daqueles que mais precisam. Não se pode deixar enterrado esse presente/tesouro de Deus mas, sim, trabalhá-lo, ou seja, colocá-lo a serviço para que seja multiplicado. Se uma pessoa quer encontrar a razão de sua vida, ser verdadeiramente feliz, precisa estar inteiramente disponível para multiplicar seus talentos no contato com as pessoas, ajudando-as a encontrar o sentido da sua vida, a verdadeira felicidade. Com o intuito de fomentar a cultura vocacional em todas as frentes apostólicas nas quais os Missionários Redentoristas se encontram, de forma especial nas paróquias e igrejas não paroquiais, o Secretariado Vocacional Redentorista, juntamente com os agentes vocacionais de cada comunidade religiosa, procurou criar, com a colaboração dos párocos e reitores, um grupo de leigos que rezem, incentivem, apoiem, orientem, por meio da oração e do testemunho de vida, os jovens e adolescentes para ouvirem o chamado de Deus e generosamente responderem a esse convite.
Dizia Santo Afonso Maria de Ligório: “Vocação acertada, vida feliz”, com esse lema impregnado em nossos corações e almas, dentro da cultura vocacional, procuramos todos os meses, no primeiro sábado, às 18 horas, celebrar uma missa vocacional, com a presença dos seminaristas redentoristas, juntamente com seus formadores, das diversas etapas formativas, no Santuário Nacional. Incentivamos os responsáveis pelas frentes pastorais onde os Missionários Redentoristas atuam a também rezar conjuntamente com seus paroquianos uma missa com temática vocacional todos os meses. Mensalmente, enviamos uma oração vocacional, elaborada em parceria com o Centro de Espiritualidade Redentorista, para os agentes vocacionais leigos e casas de formação/seminários, baseada na espiritualidade, carisma e missão redentorista. Por fim, por meio da equipe ampliada do Secretariado Vocacional, participamos de um simpósio vocacional orionita, com a presença de inúmeras congregações religiosas, masculinas e femininas, onde foram refletidas as experiências e desafios do acompanhamento vocacional.
Rezemos sempre pela vocação que Deus nos presenteou, porque nela somos felizes e nela fazemos os outros felizes. Agradeçamos a Deus todos os dias por este presente/tesouro que nos faz verdadeiramente felizes e realizados. Escute! Responda! Viva o chamado de Deus!
Chamados a anunciar Jesus Cristo e sua Copiosa Redenção
Anunciar Jesus Cristo, sua redenção copiosa, exige de nós abertura e disponibilidade em contrapartida a uma sociedade que visa outros valores que não são os valores cristãos.
Vocação e missão
Faz parte da essência do ser Igreja o ser missionário, não tem como pensar o anúncio do Reino dos céus sem a concepção missionária.
Setembro, mês da Palavra de Deus
Recorremos à Palavra de Deus como fonte e guia para fundamentar nossa vocação, tendo em mente que a iniciativa é sempre de Deus, e cabe a cada um de nós responder com amor ao seu chamado.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.