Revista de Aparecida

Vocação à vida consagrada: o que é?

Escrito por Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R.

31 JAN 2025 - 07H00

Luiz Oliveira - A12

A vida consagrada é dom, é serviço, é experiência profunda de Deus. A vida consagrada é um modo de ser dentro da Igreja. São homens e mulheres que se consagram a Deus vivendo os votos de pobreza, castidade e obediência, chamados de conselhos evangélicos.

Em suas múltiplas expressões, a vida consagrada, vivida por homens e mulheres, revela a íntima vocação da Igreja de pertencer somente ao Senhor, na diversidade de carismas vivenciados por pessoas que consagram a vida nas ordens religiosas, congregações, institutos de vida consagrada, vivendo seu carisma e espiritualidade, procurando ser sinais da presença de Deus em lugares muitas vezes difíceis de levar o evangelho.

A vida consagrada é sinal da santidade da Igreja, como é colocado no Documento Conciliar Lumen Gentium. São os consagrados e consagradas que testemunham a alegria do evangelho por sua vida e carisma. A vida consagrada é chamada a ser luz numa sociedade em que muitas vezes prevalece o individualismo, o poder, o ter e o prazer.

Assim sendo, os consagrados e consagradas são chamados a viver em comunidade e, a partir da comunidade, ser sinal de presença evangelizadora pela própria vida e testemunho da consagração no lugar em que vivem, principalmente nos lugares mais carentes. A vida consagrada é uma expressão da vocação da Igreja, que é pertencer a Deus. Um testemunho de entrega e devoção.

Você, jovem, já pensou em consagrar sua vida a Deus sendo um missionário redentorista, anunciando a copiosa redenção de Jesus sobretudo aos mais abandonados?

Entre em contato conosco! Acesse A12.com/vocacional

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500
Terezinha Nunes Pereira comentou:

Aos 18 anos de idade, pensei ser freira.Mãe não aceitou! Estudei, fui catequista e professora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Vocação à vida consagrada: o que é?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...