O tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano é “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
O objetivo geral da iniciativa é contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social. Esta meta nos desafia a superar a cultura da indiferença para com os outros, que nos torna como que portadores do mal da cegueira, da insensibilidade, nos proporcionando uma atitude de descaso diante das necessidades alheias.
A seguir, listamos algumas informações importantes sobre a campanha, que em 2024 completa 60 anos.
O que é a Campanha da Fraternidade?
A Igreja Católica realiza todos os anos a Campanha da Fraternidade, que envolve as comunidades com ações pastorais em todo o país. Ela é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade.
Sempre abordando temas atuais, a cada ano propõe uma transformação social e comunitária. Podem ser desafios sociais, econômicos, culturais ou religiosos da realidade brasileira. Sempre somos convidados a ver, julgar e agir.
Quando a Campanha começa e quando ela termina?
A Campanha começa na Quarta-Feira de Cinzas, alguns podem pensar que, após a Páscoa, a campanha chega ao fim, mas, na verdade, ela dura o ano inteiro, junto com o Ano Litúrgico, atuando com fervor nas outras atividades pastorais que são desenvolvidas ao longo do ano.
Cartazes, desenhos, músicas, texto-base, textos voltados para cada pastoral, vídeos… Várias são as formas que a Campanha da Fraternidade pode ser trabalhada nas comunidades, sendo debatida e refletida pela comunidade.
O que é Campanha da Fraternidade Ecumênica?
Todos os anos a CF é realizada pela Igreja Católica, porém ela já acontece de forma ecumênica envolvendo outras igrejas cristãs e é uma iniciativa que tem sido realizada em média a cada cinco anos por diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom.
A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
A reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico. A última campanha ecumênica foi realizada em 2021 com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.
O que é Coleta da Solidariedade?
No Domingo de Ramos é realizada a Coleta, na ocasião todo o dinheiro arrecadado na coleta das missas desse dia é dividido entre o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Para o FDS ficam 60% dos recursos, que são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana, relacionados ao tema da Campanha. Os 40% restantes compõem o FNS, revertidos no fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.
Dessa forma, a Campanha da Fraternidade contribui para a promoção da solidariedade entre as diferentes regiões do Brasil e para a melhoria das condições de vida das pessoas mais vulneráveis.
Secretário-geral da CNBB fala sobre a Campanha deste ano
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.