Uma das passagens do Evangelho que acho mais bonita é justamente a que fala do batismo de Jesus. E o mais interessante é que cada um dos evangelistas pintou esse momento com cores diferentes. É só pegar os quatro Evangelhos e comparar as narrações do batismo de Jesus.
Vamos encontrar diferenças fundamentais, pois cada um dos escritores descreveu o batismo a partir de determinado ângulo. Mas em uma coisa eles concordam: no batismo, a Trindade santa estava presente – Pai, Filho e Espírito Santo.
Na época de Jesus, existiam muitos movimentos que pregavam a conversão e a ira de Deus pela humanidade pecadora. João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto. O batismo de Jesus, ao contrário do nosso, não era um momento de adesão ao projeto de Deus, afinal ele era o próprio Deus encarnado. O Batismo de Jesus foi o momento de revelação de Jesus como o enviado de Deus para a redenção da humanidade.
Naquele momento, iniciou-se o caminho que conduz ao Reino de Deus. Basta ver o Evangelho de Marcos, que começa justamente com o batismo. É importante saber que no tempo de Jesus não existia ainda o Sacramento chamado Batismo, muito menos para crianças. Foi Jesus que inaugurou o “Sacramento do Batismo", tal qual o conhecemos hoje. E digamos mais: o batismo na Igreja também era coisa oferecida somente aos adultos, e só depois de muito tempo é que começamos a batizar crianças. O que motivava o batismo de adultos era a opção pessoal pelo Cristo. E o que motiva o batismo de crianças é a adesão dos pais e padrinhos que querem a mesma fé para seus filhos, porque acreditam no valor dessa escolha.
O que devemos aprender, então, com a pergunta inicial: O batismo de Jesus foi momento da apresentação de seu projeto de amor para o mundo, desenvolvido depois em todo seu apostolado. Nosso batismo, seja na fase adulta ou na infância, marca nossa adesão ao Cristo e nosso propósito de conversão radical ao Evangelho.
É isso!
Basílica Histórica de Aparecida completa 134 anos
Dia 24 de junho de 1888, Aparecida (SP) estava em festa. Neste dia, às 10h30, iniciava a solene celebração de inauguração da “Igreja de Monte Carmelo”
O que significa dizer que Jesus “desceu à mansão dos mortos”?
Veja explicação de Padre Evaldo César sobre o tema.
Por que rezar pelos falecidos?
Um dos motivos pelos quais a Igreja nos convida a rezar pelos falecidos é a certeza da ressureição. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.