Vamos conversar um pouco sobre a oração da Ave-Maria, oração bíblica maravilhosa que podemos rezar diante da mãe de Jesus. Essa oração mariana faz parte da vida da Igreja, e confesso que não consegui descobrir exatamente quando foi que ela surgiu. Mas uma coisa é certa: sua primeira parte é profundamente bíblica. Repetimos as palavras do anjo Gabriel na hora da anunciação e as palavras de Isabel quando recebeu a visita de Maria. Basta abrirmos o Evangelho de São Lucas para encontrarmos ali as palavras iniciais da “Ave-Maria”. A outra parte foi composta pela tradição da Igreja e já transparece alguns dogmas marianos.
Destaque para o dogma da maternidade divina de Maria, pois ela é chamada de Mãe de Deus. Depois, na segunda parte, destaca-se a figura de Maria como intercessora de seu povo. Quando rezamos rogai por nós, estamos suplicando a Maria que conduza nossas preces até Jesus Cristo, Seu Filho e nosso Salvador. Esse seu mérito de interceder pelos sofredores também tem origem bíblica, pois, nas bodas de Caná da Galileia, Maria percebe a aflição dos noivos e suplica ao filho que os ajude.
Graças a sua intercessão, Jesus salva a festa de casamento. Desse modo, a “Ave-Maria” é a oração mariana por excelência, aprendida desde a mais tenra idade por todos os católicos que a amam. Todo bom católico deveria rezar pelo menos uma “Ave-Maria” todos os dias, para não dizer da beleza de rezar diariamente o terço em louvor a Nossa Senhora e a seu Filho Jesus.
Espero que você, aprenda a valorizar ainda mais a pessoa de Maria, cuja presença em nossa vida de fé é tão importante, e que sempre dediquemos tempo para repetir junto com o anjo Gabriel: “Ave, Maria, cheia de graça”. É isso!
Basílica Histórica de Aparecida completa 134 anos
Dia 24 de junho de 1888, Aparecida (SP) estava em festa. Neste dia, às 10h30, iniciava a solene celebração de inauguração da “Igreja de Monte Carmelo”
O que significa dizer que Jesus “desceu à mansão dos mortos”?
Veja explicação de Padre Evaldo César sobre o tema.
Por que rezar pelos falecidos?
Um dos motivos pelos quais a Igreja nos convida a rezar pelos falecidos é a certeza da ressureição. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.