A resposta para a pergunta do título do nosso artigo de hoje é simples e complexa.
Simples, porque poderíamos responder somente com uma palavra e dar-nos por satisfeitos: Deus. É Deus quem chama, a iniciativa é sempre Dele. Por isso, toda vocação, e não só a do padre ou do religioso, é um grande dom e um grande mistério, enraizado no Amor infinito de Deus por cada pessoa humana.
Ao mesmo tempo, a resposta é complexa, porque muitos outros fatores são mediações das quais Deus se vale para tocar o coração da pessoa vocacionada.
No caso do jovem, obviamente a família tem muita importância, assim como a escola e a universidade, como espaços que podem favorecer a capacidade de escuta e acolhida do chamado de Deus. Os círculos de amigos dos quais participa o jovem também podem ser determinantes.
Posso falar a partir da minha própria experiência: a primeira vez que a chamada a uma vida de plena disponibilidade apostólica apareceu como uma possibilidade no horizonte, foi precisamente durante a minha preparação para receber o Sacramento da Crisma, em 1993. Foi importante, nessa época, a leitura da vida de dois santos: São Lucas e São Paulo. Durante a preparação para a Crisma e, finalmente, no dia da celebração do sacramento, senti que o Senhor me chamava a ser também um apóstolo como eles, mas não sabia exatamente como responder a esse chamado de maneira concreta.
Algum tempo depois, no primeiro ano da faculdade, conheci um jovem que fazia parte do Movimento de Vida Cristã e do Sodalício de Vida Cristã, que me contou da sua experiência missionária na serra do Peru, durante o período de férias. Quando conheci os emevecistas e os sodálites, percebi que se tratava de pessoas que queriam levar a sério o se Batismo e a sua Confirmação, através de uma vida consagrada ao apostolado.
Foi muito importante também, para mim, o apoio da família. Principalmente meu avô, uma pessoa de profunda fé, quem sempre me dizia que todo cristão devia fazer um discernimento sério da sua vocação, perguntar-se pelo menos uma vez na vida se o Senhor o chamava para o sacerdócio ou para a vida religiosa.
Outro aspecto fundamental é a participação de uma comunidade cristã, na qual o jovem pode encontrar amizades autênticas em Cristo, de pessoas de diversos estados de vida que o possam ajudar no discernimento da sua vocação, transmitindo a ele acertados critérios de discernimento, não apenas de maneira teórica, mas sobretudo a partir da sua experiência vivida desses critérios.
Finalmente, penso que a participação na liturgia da Igreja, principalmente na Santa Missa e no Sacramento da Confissão, de maneira frequente, são âmbitos privilegiados para ouvir a voz de Deus que chama cada um a seguí-Lo em alguma vocação concreta, seja no sacerdócio, na vida religiosa ou de plena disponibilidade, assim como no matrimônio. Também é fundamental uma vida de oração séria, que se nutra da leitura atenta das Sagradas Escrituras, no mesmo Espírito que vivifica a Igreja como um todo e a cada um dos seus membros.
Veja também: 12 músicas para falar de vocação
Curtiu essas dicas? Compartilhe com seus amigos que ainda não discerniram a vocação!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu 2025!
O "influenciador da santidade", será canonizado em 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Conhecido por seu amor à Eucaristia e à tecnologia, Carlo se destacou ao evangelizar usando a internet para levar Jesus ao mundo. Seu lema, "A Eucaristia é minha estrada para o céu", continua a impactar milhares de jovens.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login