A palavra “Bem-aventurança” significa “felicidade eterna”. Assim, pode nos parecer bem contraditório perceber que os ensinos de Jesus, no “Sermão da Montanha”, falem de situações que não parecem ser tão positivas.
Neste segundo dia de preparação para a Páscoa, como o Papa Francisco nos indicou, vamos meditar uma das bem-aventuranças que mais parecem paradoxais:
1 - O Choro
A Ciência explica que, quando passamos por uma emoção muito forte, o cérebro recebe um estímulo que faz com que a glândula lacrimal produza uma quantidade alta de lágrimas, fazendo-as escorrer pelos olhos. É aí, então, que acontece o choro.
Pode ser que você ainda não soubesse do por que nossos olhos liberam lágrimas, quando estamos tristes, ou felizes também. Mas, o que você pode saber muito bem é que o choro de tristeza não é nada agradável. Dói, e, dependendo da intensidade e momento em que estamos passando, parece arrancar um pedaço de nós.
2 - A recompensa
De onde, então, Jesus tirou que são felizes aqueles que choram? Por conta da recompensa! Aqueles que choram serão consolados por Deus. Sim! Por Deus!
Vimos alguns episódios – e achamos incrível! – em que Papa Francisco ligou para alguns fiéis para consolá-los em determinado momento pelo qual estavam passando. “Uau! O Papa consolando alguém!”. Já imaginou?
Agora pense: “Uau! O próprio Deus, se abaixando à humanidade para consolá-la?”. Exatamente! É isso mesmo que Jesus nos ensina. É por isso que são “felizes os que choram”.
3 - Como ser consolado por Deus?
A resposta é simples: Jesus é o caminho! Você deve se lembrar daquela passagem em que Jesus, na sinagoga, faz a leitura do livro de Isaías (cf. Lc 4,14ss). Pois bem, ele lê apenas os dois primeiros versículos do livro do profeta, mas se continuarmos a leitura, em Isaías, veremos o seguinte trecho:
“(Mandou-me) para consolar todos os que choram, para conceder aos que choram uma coroa em vez de cinza, óleo de alegria em vez de luto, canto de louvor em vez de um coração triste”.
Ou seja, Jesus foi enviado para consolar. É Ele o rosto da Misericórdia do Pai, que enxuga as lágrimas de seus filhos amados.
4 - Colocando em prática
Que nesta Quaresma, possamos nos aproximar da pessoa de Jesus Cristo. Vá até uma capela do Santíssimo, converse com Ele, entregue para Ele sua dor, sua tristeza e faça essa experiência de ser consolado pelo próprio Deus!
Ah! E você também é convidado a ser presença de Deus àqueles que estão perto de você. Olhe mais a sua volta e procure consolar aqueles que choram. Procure saber o motivo do sofrimento e auxilie o seu próximo no que ele precisar, materialmente ou espiritualmente.
E assim seguimos nossa Quaresma, rumo à consolação de Deus!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login