O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado anualmente em várias (aqui)dioceses. Neste ano, o evento vai para a 29º edição e tem como discussão central “Fraternidade e Tráfico Humano”, tema da Campanha da Fraternidade.
O DNJ, que acontece em outubro, costuma desenvolver-se da seguinte forma: no começo do mês, jovens realizam missões populares junto às comunidades e paróquias, e no terceiro domingo do mês, celebrarem com festa e oração o Dia Nacional da Juventude. Por isso, em muitas cidades a festa está programada para o dia 19.
Para 2014, o DNJ tem como fundamentação bíblica a citação: “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos dos opressores” (Jr 22,3a) e o lema: “Feitos para sermos livres, não escravos”.O lema retoma a realidade do Tráfico Humano, seguindo os passos da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Tráfico Humano.
Pe. Antônio Ramos do Padro, Assessor da Comissão Espiscopal Pastoral para a Juventude da CNBB, preparou dez dicas de como preparar um DNJ. Confira:
Dicas para preparar um DNJ:
1- Celebração da missa;
2- Fazer um fórum de debate em torno do tema;
3- Exposição dos trabalhos realizados a partir do tema ao longo do ano;
4- Realizar uma vigília do sábado para o domingo – rezando as realidades juvenis no Brasil;
5- Realizar um dia missionário visitando jovens dependentes químicos, prisões, hospitais…;
6- Realizar uma via-sacra a partir do tema nas ruas da cidade;
7- Realizar uma caminhada com bandeiras narrando a realidade juvenil do Brasil;
8- Realizar uma noite de lectio divina resgatando os jovens na Sagrada Escritura;
9- Realizar um terço luminoso do sábado e em cada mistério fazer memória: 1- jovens mártires; 2- jovens mortos pelo transito; 3- jovens mortos pela violência (drogas, assassinatos, exclusão social, etc); 4- Lembrar dos jovens que morreram nas guerras; 5- Jovens que estão morrendo por causa do vírus Ebola;
10- Procissão de luz em silêncio nas ruas das cidades – somente com cartazes e um carro de som com música somente instrumental.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login