Por Pe. Leandro Luís Em Crescendo na Fé Atualizada em 28 AGO 2020 - 11H44

Jovem também tem Vocação?

O mês de agosto é, para a Igreja Católica, especialmente no Brasil, dedicado à oração pelas vocações. É uma parcela de dias do nosso calendário com os quais se enfatiza a propaganda da ação de Deus entre nós, no seio de nossas famílias e comunidades, cidades e sítios, entre outros locais.




Vocação é o chamado. É o apelo que Deus faz ao ser humano para segui-Lo mais de perto e com amor. São muitos os seres humanos chamados por Deus. Toda pessoa a quem o Pai destina o seu apelo costumamos denominar de vocacionado.

Vocacionado é o homem ou a mulher, não importando a idade, a raça ou a cultura, chamado a fazer da sua vida uma graça e uma manifestação da bondade do Senhor, dono da messe.

A vocação é dom de Deus, e não propriedade particular. Trata-se de um presente a ser acolhido por nós e repartido com os outros. É uma forma simples que Ele nós dá de provar Seu amor por nós. E não existe pessoa sem vocação! Todos nós temos uma vocação! Portanto, todos nós somos chamados a discernir o que Deus deseja de nós.

TV Aparecida
TV Aparecida


Ele pode chamar você para ser padre, tal como chamou a mim. Pode chamar as jovens para serem freiras, ou seja, religiosas consagradas. Pode chamar o moço e a moça para constituírem uma família. Deus pode chamar os que são de boa vontade para que, na solteirice de seus dias, se consagrem de corpo e alma em prol do Reino. Fazer o seu trabalho por fazer, é profissão. Fazer por amar, e com sentido de viver, é vocação.

Deus chama a todos nós! Chama a cada um e a cada uma para servir. Servir quer dizer colocar-se à disposição do outro. E essa é a finalidade de toda vocação: servir os semelhantes. Se não for para servir os que precisam, qual o sentido da vocação?

Deus chama homens e mulheres para serem médicos, atletas, assistentes sociais, psicólogos, donas de casa, mecânicos, fuzileiros, jornalistas, ambulantes, advogados ou engenheiros e para tantas outras formas de vocação, para servir os que mais precisam.

Shutterstock
Shutterstock


Essas
profissões, se vividas e assumidas intensamente e com alegria e fé, são verdadeiras vocações. Aqui está a diferença entre vocação e profissãoO jovem, de maneira privilegiada é, na atualidade, o destinatário do chamado do Senhor, pois, cheio de entusiasmo e alegria, tem mais condições de responder aos apelos do Reino. Tem a “novidade” necessária para disponibilizar-se aos carentes e sofredores.

Acolha, reflita sobre o chamado que Deus te faz hoje! Reze para responder com generosidade e fé o seu SIM. Procure se conhecer como pessoa chamada por Deus.

Ele conta com você! Seja um jovem de Deus. Seja um jovem de Maria, modelo de vocacionada!


Escrito por:
crescendo na fé revista jovens de maria
Pe. Leandro Luís

Padre na Arquidiocese de Pouso Alegre

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Leandro Luís, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...