Em 2016, a gente quer te ajudar a colocar em prática as virtudes cristãs – que foi um pedido do Papa Francisco pra este ano da Misericórdia. Pra isso, todo mês na Revista de Aparecida, o Pe. Evaldo reflete sobre uma virtude. Ao mesmo tempo, no nosso canal, vamos te dar dicas de como colocar em prática.
E nesse mês, estamos falando sobre a benignidade. Você sabe o que é? Qual a diferença entre ela e a bondade? Bem, ser benigno, não é apenas querer ser bondoso, mas é colocar em prática, realizar a bondade. É praticar constantemente o amor unido à misericórdia.
Então, seguem algumas dicas de como praticar a BENIGNIDADE:
1- Não reclame, mesmo quando as coisas derem errado
Às vezes, a gente tem boas intenções e as situações acabam não dando tão certo, quanto esperávamos. Tudo bem, a nossa vida é passível de erros, mesmo. Aceite, reveja, avalie, aprenda com esses momentos e siga em frente!
- Além de não fazer o mal, pratique o bem
Se você pensa que só de não fazer mal às pessoas, você já está fazendo muito bem ao mundo, você está errado. O benigno é aquele que, cheio de bondade, se manifesta por meio de ações. E não só não faz do mundo um lugar pior, ao contrário, ele faz do mundo ao seu redor, um lugar melhor, mais cheio de amor e misericórdia.
- Procure ver a necessidade do outro, antes mesmo que ele o peça
Você sempre ajuda as pessoas quando elas te pedem algo? Se sim, muito bem! Se não, precisa, sim começar a fazê-lo. No entanto, quantos estão a nossa volta que talvez por vergonha, timidez, ou por qualquer outro motivo, não pede ajuda. Você está atento a essa realidade? A pessoa que ter a virtude da benignidade se antecipa à necessidade do próximo. Preste mais atenção!
- Não desista das pessoas, mesmo as mais difíceis
Pode ser que tenha alguém que conviva com você que seja muito difícil de se lidar. Pois, continue a praticar o bem com ela, seja amável, insista na amizade. Pense que talvez você também seja “a pessoa difícil” para outros. E você não gostaria que alguém desistisse você, não é? Sempre podemos ser melhores!
- Seja misericordioso e não vingativo
Papa Francisco nos ensina que a misericórdia vai além da justiça. Ou seja, pode até ser que a outra pessoa tenha feito algo de errado e “mereça” pagar pelo seu erro. Mas, o benigno não se deixa vencer pelo desejo de justiça, ao contrário, ele acredita e sabe que plantando o bem, um dia será possível também colher o bem.
Se você recebe a Revista de Aparecida em casa, confira o artigo do Pe. Evaldo que explica mais sobre a virtude da Benignidade.
Leia também: 4 dicas para cultivar a Alegria
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login