Bora falar sobre a virtude da castidade? Se você quer fugir do egoísmo e viver a beleza de um amor puro, dá uma olhada nessas nossas dicas de como colocá-la em prática:
Filmes, séries, vídeos na internet... Quem é que não gosta de ficar alguns minutinhos assistindo pra distrair, ou passar horas fazendo maratona só por lazer? Tudo isso é muito bom e não é pecado! A única questão é que devemos ter cuidado com o conteúdo que estamos consumindo nestes programas.
Assistir a cenas que acendem em nós desejos que não devem ser saciados nesta fase da vida (de não casados), pode tornar mais difícil a prática contínua da castidade. Por isso, reveja suas playlists no YouTube e resista ao “Continuar assistindo” no Netflix!
Além de praticar coisas indevidas, o pecado contra a castidade também pode acontecer por pensamentos. E estar na presença de Deus é sempre o melhor remédio contra qualquer pecado!
Por isso, reze o terço, vá à Missa, visite a Capela do Santíssimo, esteja mais perto de Deus. Isso te dará forças para continuar a lutar pela decisão em ser casto.
Que tipo de conversas andamos tendo no WhatsApp, no inbox do Facebook ou até mesmo pessoalmente? E mais: que tipo de stories temos visto e enviado?
Tome cuidado se suas conversas estão iludindo outra pessoa, sendo que você não tem a intenção de ter um compromisso com ela. Isso também pode ser um pecado contra a castidade, uma ação egoísta de apenas te satisfazer.
“Eu me visto do jeito que eu quiser e ninguém tem nada a ver com isso!”. Se você pensa assim, tudo bem. Precisamos apenas falar de dois pontos importantes.
Primeiro, a forma com que você se veste pode passar uma ideia errada daquilo que você pretende. Já que o corpo fala e que somos seres que se comunicam por meio de símbolos e significados, a roupa é uma grande vitrine de nós mesmos.
Segundo, a exposição exagerada do seu corpo pode ser ocasião de pecado para outras pessoas e você tem sim a ver com isso. Precisamos ser sinal de Deus e cuidar para que o próximo não peque, também faz parte da nossa missão. E isso vale tanto para as meninas, quanto para os meninos, viu?
Sabemos que se formos atrás de algumas pessoas, frequentarmos determinados lugares, mantermos conversas, e proporcionarmos algumas situações, temos grandes chances de pecar.
Se você quer mesmo viver a castidade, evite situações que podem não ser pecado, mas que são grandes oportunidades para te levar a pecar. Como diria nossa mãe: pra quê ficar cutucando a onça com a vara curta?
A castidade é uma virtude, mas pela qual nós precisamos decidir. Somente você é responsável pela sua pureza e ninguém mais. Cabe a você manter seu autocontrole.
É você quem vai decidir em dizer não para certo convite, é você quem vai optar por não mandar uma mensagem no WhatsApp ou um vídeo no Snapchat. É você quem vai escolher o vídeo ou filme que vai assistir ou não. É uma decisão e uma luta que depende de você!
Muitos justificam o pecado contra a Castidade com a desculpa do Amor. Dá uma olhadinha no que o YouCat nos diz, no número 404: “A falta da castidade enfraquece o amor e obscurece o seu sentido”.
Portanto, para vivermos um amor de verdade, longe do egoísmo e que seja forte o bastante para durar o resto da vida, vamos colocar em prática essa virtude!
- Se você recebe a Revista de Aparecida em casa, confira nas páginas 24 e 25 o artigo do Pe. Evaldo que explica mais pra nós o que é a virtude da Castidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login