Na pastoral juvenil encontrei, mais de uma vez, jovens perguntando algo mais ou menos assim: por que o sexo antes do casamento é pecado?
Comecemos por duas imagens.
Eu gosto muito de jogos de tabuleiro. Já aconteceu comigo, sobretudo em jogos novos para mim, que, no começo, jogo sem realmente estar ciente de tudo o que posso fazer. Acabo não aproveitando bem meus turnos, e fico sabendo das propriedades e combinações de que dispunha só depois de tê-las desperdiçado (e muitas das vezes acabo perdendo).
Leia Mais12 conselhos bíblicos para seu namoroUm amigo, que é religioso, partilhou comigo uma fala do seu mestre de noviços. No início do seu caminho vocacional, ensinou-lhes: "a humildade está feita de muitas coisas, uma delas é saber esperar". Seja para uma vocação ou para outra, é necessário nos perguntarmos a respeito da meta que nos motiva, da razão pela qual fazemos o que fazemos.
Para falar do ato conjugal (o sexo), citemos a São Paulo VI, que na Humanae Vitae (nº 12) lembra da "conexão inseparável que Deus quis, e que o homem não pode alterar por sua iniciativa, entre os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e o significado procriador". Tal aproximação ajuda a enfocar de forma correta as perguntas até aqui propostas. O ato sexual é querido por Deus para sua criatura, e carrega um significado que vai além do prazer, da curiosidade, ou de qualquer outra motivação.
Hoje em dia, existe como uma pressão para adiantar o momento do ato sexual. Vários amigos meus que optam pela castidade, enfrentam uma cultura que parece pressioná-los a experimentarem logo a união, carinho e prazer do ato conjugal. Falei com um casal de noivos com o qual tenho muita amizade. Partilharam comigo algumas das razões que dão sentido a esse saber esperar: Dar-lhe seu lugar. Nem no centro, nem desprezado na margem.
Leia Mais6 dicas pra viver a castidadeTomando o extremo de colocá-lo no centro, consideremos os casais para os quais o ato sexual ajuda a que o relacionamento possa fluir, digamos.
Um dos problemas é que não aprendem a construir os canais necessários para que o relacionamento dure no tempo: ser cientes dos significados do ato sexual (unitivo e procriador, como explicado acima). Superando um olhar superficial ou funcional.
Considerar que o sexo não implica apenas na dimensão física, afeta à pessoa como um todo. Gera um vínculo real e profundo. Não à toa é chamado ato conjugal (remetendo à figura do jugo que une aos animais usados na agricultura).
Trata-se de uma realidade sagrada*. Por isso está protegido por uma estrutura tão sólida e antiga como a do matrimônio e a família. Por isso, Cristo elevou essa realidade a sacramento.
Considerando todo o exposto (e muitas outras coisas partilhadas pelo casal amigo) responderia:
Esperando, ama-se melhor. Esperando, encontra-se a paz de um contexto estável-duradouro. Esperando, ajuda-se o discernimento. Esperando, amadurece o relacionamento, encontram-se novos caminhos, aprofunda-se no conhecimento mútuo, colocam-se bases sólidas.
* O teólogo americano Scott Hahn, ao abordar o matrimônio na sua dimensão de aliança, evidencia como o ato sexual não apenas não é mau, mas é uma realidade sagrada.
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu 2025!
O "influenciador da santidade", será canonizado em 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Conhecido por seu amor à Eucaristia e à tecnologia, Carlo se destacou ao evangelizar usando a internet para levar Jesus ao mundo. Seu lema, "A Eucaristia é minha estrada para o céu", continua a impactar milhares de jovens.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login