Comportamento

Como aprender a conviver com o luto?

José Augusto Rento Cardoso

Escrito por José Augusto Rento Cardoso

07 MAI 2021 - 10H34 (Atualizada em 07 MAI 2021 - 10H59)

Perder alguém que amamos é um processo doloroso. Muitas vezes essa perda ocorre de forma brusca, sem avisar, e podemos nos sentir injustiçados, perdidos, desesperançados e acreditando que nunca mais voltaremos a viver como era antes.

Nesse tempo particular em que vivemos, muitos são os que vivenciam a perda de alguém amado. A perda de um avô, avó, pai, mãe, tio, amigo, etc. Tantos já se foram vítimas dessa pandemia de Covid-19 e tantos perderam a vida por outros motivos. De qualquer forma, diante dessa dor, vamos vivenciar um processo de luto.

Chamo de processo pois é importante reconhecer que o luto é algo que deve ser vivenciado e que possui etapas. Por mais que haja sofrimento, não viver o luto, fugir dele, tende a trazer mais dificuldades futuras, enquanto passar por ele pode nos ajudar a encontrar um sentido para o sofrimento e, posteriormente, crescer e amadurecer com essa situação.

Leia MaisTer medo da morte é pecado?O luto possui 5 estágios (Kubler-Ross, 2005) :

1. Negação e isolamento – A pessoa tenta, de alguma forma, se esconder e não confrontar a situação.

2. RaivaQuando, de alguma forma, se apresenta a revolta contra aquele acontecimento. Surge a experiência de injustiça e de que ninguém compreende o que você está passando.

3. Barganha – A pessoa tenta, de alguma forma, negociar com a dor, ou mesmo com a possibilidade da perda.

4. Depressão – A pessoa fica mais quieta, podendo ocorrer, quando o processo está sendo bem elaborado, uma reflexão sobre todo o ocorrido e sobre o que a vida lhe diz com essa perda.

5. Aceitação – Quando a perda é, de alguma forma, compreendida e a pessoa dá passos para além do seu sofrimento.

fizkes/ Shutterstock
fizkes/ Shutterstock


Todos esses estágios podem ocorrer de forma muito rápida e, nem sempre, na mesma ordem. Cada pessoa é um mistério e a forma de vivenciar a dor passa por seu histórico de vida, pela relação com seu ente querido, por outros acontecimentos concomitantes e pela rede de suporte que ela receberá.

Entretanto, é possível vivenciar um luto e superá-lo. Algumas vezes, é importante que você recorra a um profissional de saúde mental para ajudá-lo, mas outros aspectos podem contribuir para sua melhoraPor mais que inicialmente queiramos o isolamento e a fuga da dor, é importante que, aos poucos, possamos retomar a convivência com amigos e pessoas que podem nos ajudar a superar essa perda.

Leia MaisMensagem de esperança diante da pandemia!Vivenciar o luto também nos permite olhar para a vida. Olhar para como conduzimos nossos comportamentos e mesmo questionar qual o sentido de nossa vida. Viktor Frankl (1905-1997), afirma que mesmo no sofrimento somos capazes de encontrar sentido para nossa vida e, a partir dele, crescer enquanto pessoa.

A religiosidade também pode ser um fator importante na superação do luto. Acima de tudo, a esperança da vida eterna ou do reencontro em algum momento após essa etapa que aqui trilhamos. Gosto sempre de refletir que o tempo em que vivemos aqui é muito curto para amar alguém e, por isso, Deus nos dá a certeza da eternidade, pois lá, continuaremos amando aqueles a quem nos foi dado a dádiva de encontrar enquanto caminhando nesse mundo.

Mesmo no sofrimento, é possível encontrar um sentido para vida, talvez o mais poderoso de todos.

:: O que achou da reflexão? Tem algum testemunho para contar?
Comente aqui embaixo. (E tenha força! Você não está só!)

Escrito por:
José Augusto Rento Cardoso
José Augusto Rento Cardoso

Casado, pai de três filhos, membro do Movimento de Vida Cristã e coordenador do Projeto Reconciliatio Psicologia Integral. É graduado em Psicologia, mestre em História e Filosofia da Psicologia e Pós-graduado em Psicologia Positiva e em Logoterapia e Análise Existencial. Atua nas áreas da Psicologia Clínica e Psicologia Jurídica. CRP 05/42118

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...