Alguns dos sacramentos da Igreja nos permitem escolher padrinhos. Mas nem sempre levamos em consideração o ponto fundamental, segundo a Igreja, para fazer essa escolha. Além disso, às vezes não cumprimos bem nosso papel de afilhados.
Para entenderemos melhor tudo isso, conversamos com o Pe. Camilo Junior. Se liga na explicação:
Como escolher os padrinhos
Dentro da nossa vivência de fé, os padrinhos são aqueles que precisam nos ajudar a caminhar com Cristo e assimilar os valores de Jesus em nossa vida. São tão importantes porque esse não é apenas um título que nós damos a eles, mas uma missão que lhes é dada por Deus.
Por isso, entenda os pontos fundamentais para essa escolha:
Crisma – a escolha não pode ser feita somente porque a pessoa é amiga, porque é simpática e a gente se dá bem, mas precisa ser alguém que, para mim, é um referencial de fé. Alguém que, acima de tudo, vive a fé em comunidade e que vai me ajudar, como crismado, a dar testemunho e a perseverar na consagração da minha vida que, um dia, lá quando criança, meus pais e padrinhos de Batismo me deram.
Casamento – os padrinhos não são pessoas que vão apenas enfeitar o altar; são pessoas que vão ajudar os casais a viverem a aliança do amor. Por isso, é importante que sejam escolhidos casais que já vivam essa experiência há mais tempo. Assim, poderão ensinar aos recém-casados a como superar as crises, como vencer as dificuldades, como não dar importância àquilo que, às vezes, não significa nada e entender a importância de rezar o amor que, em Cristo, os uniu para a vida inteira.
O papel do afilhado
Leia MaisQual é o papel de um padrinho?Quantos padrinhos os noivos podem ter no Matrimônio?Qual a diferença entre padrinhos de batismo e consagração?10 atitudes que todas as madrinhas devem terPor que a Igreja exige padrinhos no batismo e na crisma?Ao mesmo tempo, em que os padrinhos deveriam se dedicar e ser presença na vida dos afilhados, nós também devemos, como afilhados, procurar ser presença na vida dos nossos padrinhos. É importante que, mesmo que não tenhamos sido nós a escolher os padrinhos de batismo, por exemplo, possamos entender que, através dos nossos padrinhos, a graça de Deus chegou à nossa vida e, por eles, essa graça continua nos atingindo.
Por isso, precisamos ter duas atitudes para com nossos padrinhos:
Pedir a bênção – todas as vezes em que pedimos bênção aos padrinhos, estamos renovando a graça de Deus presente em nós por meio do sacramento que recebemos, dos quais eles foram testemunhas.
Pedir e ouvir seus conselhos – Se nós escolhemos padrinhos para testemunhar um dom de Deus em nossa vida nos sacramentos, nós precisamos, com muita humildade, nos colocar debaixo de suas mãos, pois eles têm o poder e a missão sagrada de nos abençoar. Assim, eles podem nos conduzir diante de uma escolha, diante de uma renúncia na vida que a gente precisa fazer e até mesmo num momento em que precisamos de uma chamada de atenção.
Hoje é Dia do Afilhado, então aproveite para rever se você tem cumprido direitinho seu papel!
Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu 2025!
O "influenciador da santidade", será canonizado em 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Conhecido por seu amor à Eucaristia e à tecnologia, Carlo se destacou ao evangelizar usando a internet para levar Jesus ao mundo. Seu lema, "A Eucaristia é minha estrada para o céu", continua a impactar milhares de jovens.
Nossa Senhora Aparecida: 4 Curiosidades, 4 Virtudes e 4 Motivos para Ser Devoto
Você conhece bem a imagem de Nossa Senhora Aparecida e suas virtudes? Sabia que existem algumas curiosidades bem interessantes que tornam essa devoção ainda mais especial? Separamos 4 curiosidades para te contar hoje.
O 'influencer' São João Paulo II: exemplo que ecoa até hoje
O santo polonês tem muito a nos ensinar sobre como enxergar as novas tecnologias como aliadas para o bem comum.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login