O dia da Bíblia foi escolhido para ser comemorado no dia 30 de setembro pela contribuição especial de São Jerônimo, conhecido por ser o santo que traduziu a Bíblia. Seu modo de viver é inspirador diante da sua perseverança, conduta e foco que servem de exemplo no nosso dia a dia!
Aprenda com essas lições que transformaram São Jerônimo em santo:
Jerônimo veio de uma família nobre que o incentivou a estudar, algo que fez por toda a vida. Ele viajava da Europa ao Oriente com sua biblioteca particular com livros clássicos antigos, dos quais era formado e graduado doutor. A educação sempre será um investimento duradouro em sua vida, não se esqueça disso!
Numa dessas viagens de estudo, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual por meio de jejuns e penitências. Diante de sua personalidade que fazia tudo corretamente, quase morreu diante dessas práticas. Esse também é um exemplo para que sim, você pode gostar bastante de algo, mas o excesso também faz mal!
Após muitos anos no deserto da Síria, decidiu viver em Constantinopla, onde fez amizade com um homem que hoje também é santo, São Gregório. Graças a ele, Jerônimo resgatou seu antigo amor pelos estudos, agora destinados à Palavra de Deus, para transmitir o amor de Cristo ao maior número de pessoas possível. Perceba se suas amizades também te resgatam para aquilo que você ama e tem de melhor!
Leia MaisSão Jerônimo e a importância da tradução da BíbliaSão Jerônimo: Patrono Universal dos órfãos e da juventude abandonadaSão Jerônimo, o esforçado tradutor da BíbliaSão Jerônimo se dedicou tanto aos estudos sagrados que aprendeu hebraico e grego para ajudá-lo em suas traduções.
Sua fama foi tão grande que chegou aos ouvidos do Papa Damaso, que o colocou numa missão importante: traduzir a Bíblia para o latim! Com a missão aceita, planejou todas as condições para realizar esta missão, inclusive aprendeu latim, e de tão bom que era seu trabalho, se tornou o secretário do papa.
Este trabalho se estendeu por muitos anos, pois ele procurava, em cada versículo, a tradução mais fiel possível, para que o povo conhecesse em profundidade as riquezas da Palavra de Deus. Essa tradução ficou conhecida como Vulgata, ou seja, a tradução vulgar, comum. Inspire-se na dedicação de São Jerônimo, seja em seu trabalho, seus estudos e relacionamentos! Quem faz tudo muito bem e com alegria, será elogiado e recompensado!
Durante o seu árduo trabalho de tradução dos textos bíblicos, São Jerônimo encontrou passagens difíceis de serem compreendidas e traduzidas, por isso, após esse trabalho, ele deixou por escrito os prefácios e comentários sobre os textos da Sagrada Escritura.
Sabe quando você lê a Bíblia e encontra comentários e notas de rodapé? Foi São Jerônimo quem fez! Essas notas nos ajudam a compreender aquele texto que acabamos de ler e trazem uma melhor dimensão do que precisamos entender com a Palavra de Deus. E isso serve muito bem para nossa vida: se você está tendo dificuldades ou acredita que alguém precisará de ajuda, seja o mais claro possível!
arrow_forward Caso você esteja desanimado de ler a Bíblia, não se esqueça o que diz São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
:: E aí, aprendeu com São Jerônimo? Compartilhe esse texto com um amigo para ele ser dedicado também!
Fonte: CNBB, Arquidioceses de BH e Pouso Alegre, Vatican News
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Como a presença redentorista no Brasil impactou a fé do povo ao longo dos anos?
A presença redentorista no Brasil fortaleceu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, impulsionou a fé com ações sociais, educação e evangelização digital.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login