O dia da Bíblia foi escolhido para ser comemorado no dia 30 de setembro pela contribuição especial de São Jerônimo, conhecido por ser o santo que traduziu a Bíblia. Seu modo de viver é inspirador diante da sua perseverança, conduta e foco que servem de exemplo no nosso dia a dia!
Aprenda com essas lições que transformaram São Jerônimo em santo:
Jerônimo veio de uma família nobre que o incentivou a estudar, algo que fez por toda a vida. Ele viajava da Europa ao Oriente com sua biblioteca particular com livros clássicos antigos, dos quais era formado e graduado doutor. A educação sempre será um investimento duradouro em sua vida, não se esqueça disso!
Numa dessas viagens de estudo, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual por meio de jejuns e penitências. Diante de sua personalidade que fazia tudo corretamente, quase morreu diante dessas práticas. Esse também é um exemplo para que sim, você pode gostar bastante de algo, mas o excesso também faz mal!
Após muitos anos no deserto da Síria, decidiu viver em Constantinopla, onde fez amizade com um homem que hoje também é santo, São Gregório. Graças a ele, Jerônimo resgatou seu antigo amor pelos estudos, agora destinados à Palavra de Deus, para transmitir o amor de Cristo ao maior número de pessoas possível. Perceba se suas amizades também te resgatam para aquilo que você ama e tem de melhor!
Leia MaisSão Jerônimo e a importância da tradução da BíbliaSão Jerônimo: Patrono Universal dos órfãos e da juventude abandonadaSão Jerônimo, o esforçado tradutor da BíbliaSão Jerônimo se dedicou tanto aos estudos sagrados que aprendeu hebraico e grego para ajudá-lo em suas traduções.
Sua fama foi tão grande que chegou aos ouvidos do Papa Damaso, que o colocou numa missão importante: traduzir a Bíblia para o latim! Com a missão aceita, planejou todas as condições para realizar esta missão, inclusive aprendeu latim, e de tão bom que era seu trabalho, se tornou o secretário do papa.
Este trabalho se estendeu por muitos anos, pois ele procurava, em cada versículo, a tradução mais fiel possível, para que o povo conhecesse em profundidade as riquezas da Palavra de Deus. Essa tradução ficou conhecida como Vulgata, ou seja, a tradução vulgar, comum. Inspire-se na dedicação de São Jerônimo, seja em seu trabalho, seus estudos e relacionamentos! Quem faz tudo muito bem e com alegria, será elogiado e recompensado!
Durante o seu árduo trabalho de tradução dos textos bíblicos, São Jerônimo encontrou passagens difíceis de serem compreendidas e traduzidas, por isso, após esse trabalho, ele deixou por escrito os prefácios e comentários sobre os textos da Sagrada Escritura.
Sabe quando você lê a Bíblia e encontra comentários e notas de rodapé? Foi São Jerônimo quem fez! Essas notas nos ajudam a compreender aquele texto que acabamos de ler e trazem uma melhor dimensão do que precisamos entender com a Palavra de Deus. E isso serve muito bem para nossa vida: se você está tendo dificuldades ou acredita que alguém precisará de ajuda, seja o mais claro possível!
arrow_forward Caso você esteja desanimado de ler a Bíblia, não se esqueça o que diz São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
:: E aí, aprendeu com São Jerônimo? Compartilhe esse texto com um amigo para ele ser dedicado também!
Fonte: CNBB, Arquidioceses de BH e Pouso Alegre, Vatican News
Como a presença redentorista no Brasil impactou a fé do povo ao longo dos anos?
A presença redentorista no Brasil fortaleceu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, impulsionou a fé com ações sociais, educação e evangelização digital.
Francisco aos jovens: “siga em frente com coragem e alegria”
Francisco gravou um vídeo especial para os jovens durante o Sínodo dos Bispos.
O 'influencer' São João Paulo II: exemplo que ecoa até hoje
O santo polonês tem muito a nos ensinar sobre como enxergar as novas tecnologias como aliadas para o bem comum.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login