Crescendo na Fé

8 Virtudes de São José que todo jovem deveria imitar

Escrito por Priscila Ferreira

17 MAR 2023 - 07H55 (Atualizada em 17 MAR 2023 - 16H16)

Nancy Bauer/ Shutterstock

O Ano de São José nos impulsiona a buscar a santidade, primeira vocação de todo cristão, como nos explica o Catecismo da Igreja Católica.

Leia MaisSão José: “Não se nasce pai, torna-se tal”

2013. «Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade» (68). Todos são chamados à santidade: «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito» (Mt 5, 48).

«Para alcançar esta perfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que Cristo as dá, a fim de que [...] obedecendo em tudo à vontade do Pai, se consagrem com toda a alma à glória do Senhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidade do povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com a vida de tantos santos» (69).

Para seguirmos esse propósito de Deus, nada melhor do que termos um sinal de que é possível viver esse chamado. Isso acontece quando meditamos a vida de São José, a sua entrega a vontade de Deus. Por isso, vem conferir 8 virtudes que todo jovem deveria seguir!

Mminnano/ Shutterstock
Mminnano/ Shutterstock


1- Intimidade com Deus

São José teve uma grande responsabilidade de ser pai adotivo de Jesus, um chamado tão sublime que só pela graça de Deus conseguimos adentrar. Nesse chamado, percebemos a intimidade de Deus com José e vice-versa. Deus chama os que estão perto de ti, para ser sinal de amor e misericórdia no mundo.

2- Pureza

Immaculate/ Shutterstock
Immaculate/ Shutterstock


São José viveu o que mais tarde Jesus vai pregar como as bem-aventuranças:
Felizes os de coração puro, porque verão a Deus.(Mt 5,8)

A pureza de São José é uma virtude que se destaca. Ao ser escolhido por Deus para ser esposo da Virgem Maria e compreendendo a Santidade que pairava em Nossa Senhora, a respeitou, cuidou, amou verdadeiramente e não teve relação sexual com ela, pois, entendia que ela era separada, destinada apenas a Deus.

3- Fé

A Fé de São José foi tão fecunda que acreditava profundamente em como Deus se comunicava com ele, através dos sonhos. (Mt 2,19)

4- Justiça

São José foi justo e quando não entendeu o que se passava com Maria, não a julgou, mas a deixou em segredo para que ela não fosse prejudicada. (Mt 1,19)

5- Caridade

Shutterstock
Shutterstock


São José entregou toda sua vida ao próximo, à virgem Maria e Jesus
dedicou até seu último suspiro parar amar, proteger e cuidar dos dois.

Leia MaisO que São José nos ensina a respeito do amor?6- Fortaleza

Essa é uma das quatro virtudes cardeais e é a base para enfrentarmos grandes adversidades. Através dela nos preparamos para enfrentar os desafios da vida, desafios esses que São José  com coragem encarou como a gestação de Maria, a fuga para uma terra desconhecida.

7- Fidelidade

Leia MaisPeça a São José Operário a graça de um emprego!São José não abandonou os planos de Deus pelo caminho, foi fiel a eles, à Maria, a Jesus, à sua vocação.

8- Obediência

Mesmo sem entender, seguiu as orientações de Deus. Um desafio, né? Desafio esse que São José cumpriu admiravelmente. 

Que possamos, especialmente hoje, no dia em que celebramos o seu dia pedir a sua intercessão, ao protetor da Igreja.

:: Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do WhatsApp ou demais redes sociais, logo abaixo do título!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...