Crescendo na Fé

A importância da vivência da Semana Santa.

Escrito por Jovens de Maria

02 ABR 2023 - 05H55

Thiago Leon

Texto: Ana Clara Ribeiro da Silva

A Semana Santa tem seu início no Domingo de Ramos, quando aclamado pelos seus, Cristo entra em Jerusalém recebido com palmas e saudações: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor Hosana no mais alto dos céus!"

A liturgia é muito rica e traz a nós "subsídios" para vivermos verdadeiras experiências caminhando com Nosso Senhor ao Calvário.

Em cada paróquia, também, nos é ofertado celebrações que aumentam assim a nossa participação dentro dessa Grande Semana! E faz-nos experimentar, em comunidade, a grande mística da Paixão, Morte e Ressurreição.

A importância de viver toda essa Santa Semana está em prepararmo-nos para a Grande Festa: a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ora, não fundamentamos a nossa fé apenas em Sua Encarnação, muito menos somente em Sua Paixão e Morte. O fundamento de nossa fé está na Sua Ressurreição. São Paulo ao se dirigir à comunidade de Corinto já nos dizia: "Se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé." (I Cor 15,14)

É necessário sim, sofrermos com Cristo a Sua Paixão e Morte, participarmos das celebrações do lava-pés, da Paixão, das procissões e sermões. Porém, mais necessário ainda é nos alegrarmos em Sua Vitória Triunfal sobre a Cruz: é preciso que celebremos a Sua Páscoa com espírito de alegria!

True Touch Lifestyle/ Shutterstock
True Touch Lifestyle/ Shutterstock
Somos redimidos por Cristo e enviados a anunciar um mundo renovado a todas as pessoas

Exultará em grande júbilo aquele que experimentar e viver com intensidade a Semana Santa, fazendo, pois, companhia a Ele: "ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com Ele, pois sabemos que Cristo, tendo ressurgido dos mortos, já não morre, nem a morte terá mais domínio sobre Ele." (Cf. Rm 6,8-9)

E há muitos modos de participarmos, de modo particular, de cada momento com Nosso Senhor.

Algumas indicações são:

- a oração da Liturgia das Horas;

- a oração pessoal com os Evangelhos que relatam a Paixão, Morte e Ressurreição, a profecia de Isaías no capítulo 53

- a oração da Via Sacra, os mistérios dolorosos e gloriosos do Santo Terço.

Podemos ainda, acompanhar Nosso Senhor nas 24 horas de Sua Paixão por meio do livro da Luísa Piccareta. Às 24 horas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual você também encontra no aplicativo Divina Vontade. E principalmente, participando da Santa Missa da Vigília Pascal, e no Domingo de Páscoa.

Que o Espírito Santo te conduza a uma vivência profunda e fecunda nessa Semana Santa!

:: Fez sentido para você esse texto? Esses e muitos outros conteúdos você confere nos Jovens de Maria. Faça sua inscrição e receba presentes exclusivos!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...