O escapulário é muito utilizado pelos cristãos, tanto como ornamento, como também para pedir proteção e mostrar devoção. Sua popularidade contribuiu para que o mercado desenvolvesse o acessório – que é uma espécie de colar – de diversos tamanhos, formatos e cores.
Tradicionalmente, o escapulário é um cordão com uma pequena estampa quadrada de cada lado, uma com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, outra com a de Jesus Cristo, para ser usado no peito e nas costas. E como qualquer objeto tradicional cristão que inspira proteção, o escapulário também tem uma história por trás de sua origem.
Segundo a tradição, no século XI, um grupo de homens que desejava seguir os ensinamentos cristãos se reuniu no Monte Carmelo, em Israel. Lá, ergueram uma capela em honra a Nossa Senhora e fundaram a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, conhecidos como Carmelitas.
:: Conheça a história da jovem que deixou a Engenharia para entrar no Carmelo ::
:: Oração de Nossa Senhora do Carmo ::
Os anos se passaram e os carmelitas se mudaram para a Europa e passavam por grandes dificuldades. Foi quando, em um convento de Cambridge, na Inglaterra, São Simão Stock pediu em oração que Nossa Senhora lhe enviasse um sinal de proteção que fosse visível aos inimigos. Assim, ele recebeu um escapulário com a seguinte promessa:
“Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
Desde, então, o uso do escapulário foi se espalhando ao redor do mundo, conquistando geração a geração e perdura até os tempos de hoje. Atualmente, ele pode conter também a imagem de outros santos e medalhas.
E você? Também tem devoção ao escapulário? Conte sua história pra gente!
Assista também:
- Confira as opções de Escapulário da Loja Oficial do Santuário Nacional de Aparecida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login