Ao falar sobre a fé, percebemos que existem muitas experiências que podem ser iluminadoras. Por isso, eu gostaria de exemplificar o assunto, falando sobre o crer, o acreditar.
Muitas vezes, lemos uma notícia impactante e, imediatamente, compartilhamos nas nossas redes sociais. E, olha só, logo depois alguém comenta que isso era fake news, uma notícia falsa. Hoje buscamos nossas informações com os instragrammers. Acreditamos em qualquer um e dizemos crer em Deus também.
Será que é a mesma coisa? Afinal de contas, podemos dizer que nossa fé é assim? Acreditamos em algo ou alguém que pode errar?
Vejamos o que diz o Catecismo:
“A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade” Catecismo da Igreja Católica, 1814
O ato de fé é um assentimento intelectual, firme, mas livre, prestado às verdades reveladas por causa da autoridade de Deus, que as revelou. É um ato da inteligência sob o comando da vontade. Então, primeiro Deus revela e depois nós acolhemos e acreditamos.
Mas muitas vezes separamos estas noções: o 'crer em Deus' e o 'crer na verdade por Ele revelada' ficam meio separados. Será que eu posso acreditar em Deus como se eu estivesse escolhendo produtos no supermercado? Ou seja, escolho acreditar nesta ou naquela propaganda, mas se há alguma informação de que eu não gosto, ou alguma explicação de uso que eu acho difícil, então posso simplesmente descartar? Claro que não!
Você não escolheu uma doutrina, você aceitou uma Pessoa. Na verdade, Três Pessoas. É a verdade que Deus Trino deu a conhecer e que foi guardada pela Igreja Católica, aquela que foi fundada por Cristo e que vai sendo aplicada às novas situações históricas pela hierarquia desta mesma Igreja, até hoje.
Um famoso autor católico chamado Romano Guardini, em um de seus livros, perguntava-se:
“Será que podemos falar da fé sem falar do seu conteúdo”? E ele diz isto porque pensa ao contrário daquela famosa frase, “o importante é acreditar em algo”: ele diz que “nossa fé é única e exclusiva. A Fé não é acreditar em tudo, mas a resposta do homem a Deus que veio até nós em Cristo. Ou seja, a fé é inseparável de seu conteúdo. A Fé é o seu conteúdo. É um movimento vivo em direção Àquele em que cremos. É a resposta viva ao chamado. Aonde conduz, a fé cristã? Ao Deus vivo que Se revela em Cristo.” GUARDINI, Romano; A Vida de Fé,a Fé e seu Conteúdo, Editora Aster, Lisboa/ Casa do Castelo Coimbra, Coleção Éfeso, pág. 37
Simplificando: a Fé Católica consiste em dizer que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e homem, o Verbo de Deus encarnado, a Segunda pessoa da Trindade, com o Pai e o Espírito Santo.
Além do mais, Jesus continua vivo na história, pois ressuscitou, permanece num corpo concreto chamado Igreja Católica, através de seu Magistério e seus ensinamentos, sacramentos, etc. Por isso, os primeiros cristãos desenvolveram os chamados “símbolos da fé”. Eram textos/orações explicativas, uma maneira de juntar o conteúdo em uma expressão comum a todos.
Veja abaixo um exemplo:
Crer em Deus e na verdade por Ele revelada: Credo Niceno-Constantinopolitano
Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu 2025!
O "influenciador da santidade", será canonizado em 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Conhecido por seu amor à Eucaristia e à tecnologia, Carlo se destacou ao evangelizar usando a internet para levar Jesus ao mundo. Seu lema, "A Eucaristia é minha estrada para o céu", continua a impactar milhares de jovens.
Como a presença redentorista no Brasil impactou a fé do povo ao longo dos anos?
A presença redentorista no Brasil fortaleceu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, impulsionou a fé com ações sociais, educação e evangelização digital.
Nossa Senhora Aparecida: 4 Curiosidades, 4 Virtudes e 4 Motivos para Ser Devoto
Você conhece bem a imagem de Nossa Senhora Aparecida e suas virtudes? Sabia que existem algumas curiosidades bem interessantes que tornam essa devoção ainda mais especial? Separamos 4 curiosidades para te contar hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login