Certamente, você se lembra que, quando Jesus foi crucificado, dois ladrões estavam ao seu lado, sendo que um deles ganhou a fama de “bom ladrão”. Leia MaisEntenda o sentido da Semana SantaO que significa cada dia da Semana Santa?
O que talvez você ainda não saiba é que esse ladrão hoje é reconhecido como um santo da Igreja Católica, comemorado todo 25 de março: São Dimas!
“Nossa, mas eu nunca reparei no nome dele na Bíblia!” — e nem vai encontrar mesmo. Acontece que a Igreja Católica tem algo lindo e que enriquece ainda mais a nossa fé, a tradição.
Segundo a tradição católica milenar, os nomes dos dois ladrões eram “Dimas” (o “bom ladrão”) e “Simas” (o “mau ladrão”). Sabe-se também que os dois eram ladrões extremamente perigosos, por conta de terem recebido como pena a morte de cruz, que era destinada aos piores malfeitores da época.
Mas, por que Dimas foi considerado “bom ladrão”?
Vamos retomar três atitudes dele, narradas no Evangelho, que explicam isso:
1 – Reconheceu o seu próprio pecado: “Para nós é justo, pois recebemos o castigo merecido por nossas obras.” (Lc 23, 41a)
2 – Reconheceu que Jesus não merecia morrer: “mas este, nenhum mal praticou.” (Lc 23, 41b)
3 – Reconheceu Jesus como rei: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres com teu Reino.” (Lc 23, 42)
Por conta dessas três atitudes, São Dimas foi o primeiro a entrar no céu e pode ser considerado o primeiro santo, declarado pelo próprio Jesus, quando, ainda na cruz, afirmou: “Na verdade, te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23, 43)
Atualmente, São Dimas é comemorado por toda a Igreja e venerado como o “padroeiro dos pecadores arrependidos da hora derradeira, dos agonizantes, da boa morte”.
São Dimas, rogai por nós!
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Como a presença redentorista no Brasil impactou a fé do povo ao longo dos anos?
A presença redentorista no Brasil fortaleceu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, impulsionou a fé com ações sociais, educação e evangelização digital.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login