"Eu não sou religioso ou um leigo consagrado, mas será que posso ser missionário'? É claro!
Como é possível? Bom, aqui vai uma dica.
Lembra quando o Papa esteve aqui na JMJ 2013? Então. Na última missa, que foi celebrada em Copacabana, ele nos deu umas dicas de como ser verdadeiros missionários. Lembrando o lema da jornada, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, Francisco nos transmitiu três palavras: “Ide, sem medo, para servir”. Eu vou desenvolver estas ideias com vocês.
“Ide”: O Papa fala sobre “compartilhar”, uma ação muito relacionada com a Internet, certo? Mas infelizmente não temos este botão dentro de nós. Seria mais fácil, automático. Nós até queremos compartilhar, mas dá sempre aquela vergonha!
Por isso mesmo é que um dos primeiros passos de quem quer ser um missionário é aprender a compartilhar a experiência de fé, chamar outros para participarem dela.
Mas qual é a melhor maneira de evangelizar um jovem? Francisco responde: "Outro jovem"! Sim, você mesmo. Não há melhor evangelização que um testemunho, ou pelo menos um coração sincero que busca a Deus.
“Sem medo”: Diante deste convite, surge o medo e a consciência de que é uma missão muito grande e a sensação de que eu não estou preparado.
Avaliamos que não sabemos o suficiente, não temos as capacidades ou, pelo menos, “não tudo”. Não nego que temos que ir aprendendo e estudando o Catecismo, rezando e fazendo os cursos. Fazem uma parte necessária do processo.
Contudo, só isso nunca basta para a verdadeira evangelização. Como assim? Deus é quem evangeliza; não somos vendedores de seguro ou de contas de telefone. Foi Deus quem colocou aquela pessoa na nossa frente, porque Ele mesmo já a conduziu interiormente e concede o necessário para a missão. Vai lá, sem medo de ser feliz. Fala, pergunta, dá testemunho da tua fé.
Outra coisa legal que o Papa fala é que "Jesus não disse somente 'vai'; Ele disse 'ide' ”, dando assim uma ideia de conjunto - Você não precisa ir sozinho. Chama um amigo!
“Para servir”: Podemos servir de diversas maneiras a Igreja, seja ajudando nas pastorais, seja na missa, nas atividades. Também podemos servir na igreja doméstica, pois é assim que chamamos as nossas famílias, sim! Lá também somos chamados a viver como católicos, na hora das refeições, principalmente na hora de lavar os pratos, ajudando a sua mãe; ao oferecer a ela esse serviço, você pode espiritualizar este momento, pois nas tuas intenções você estará servindo como Deus serviu, e não com aquela atitude egoísta e com cara de chateado.
Também quando você dá um bom exemplo para estimular e vive as obras de misericórdia corporais e espirituais, quando você vai visitar os seus avós, ou até mesmo quando você escolhe algo para assistir na TV.
Não se engane: não é só quando você reza ou fala de Deus que você está servindo ou sendo católico. É o tempo todo! Tipo assim: será que aquela série da Netflix que você assiste, ou aquele youtuber que você vê também são testemunhos cristãos ou não?
Resumindo: Pessoal, ser missionário é viver como Jesus viveu, amar como Jesus amou, servir como Jesus serviu e fazer o bem aos demais. E, não por acaso, essa é a receita da felicidade. Se você tentar, com certeza vai gostar.
Por Martín Ugarteche Fernández
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login