Para nós católicos, a nossa vida cristã não é um itinerário de busca de prazeres nem evitar todas as dores; nós relevamos esta tendência natural para trilhar um itinerário espiritual encarnando a vida de Cristo em nós, que já nos foi dada desde o nosso batismo. Mas, certamente, a experiência de desfrutar das bondades de Deus e o prazer na Sua lei é algo não só válido, como também querido por Ele.
Leia Mais3 Passos para viver a prudência no dia-a-diaPara encontrar este justo equilíbrio, encontramos nas virtudes cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança), um tesouro, pois elas - a partir da fonte em que bebem, que são as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade) - são virtudes que podemos adquirir humanamente para crescer na nossa vida cristã. Descreveremos, em seguida, a virtude da Prudência e como esta é essencial.
Segundo o Catecismo:
“A prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em toda circunstância, nosso verdadeiro bem e a eleger os meios retos para realizá-lo”. (CIC, 1806).
Segundo São Tomás, na sua obra prima Suma Teológica:
“A prudência é a regra da reta ação” (Sum. Th. II-II,47,2).
No Antigo Testamento, a prudência é exaltada especialmente nos livros sapienciais, nos quais é entendida inicialmente como sanidade, que surge da reflexão e experiência diante do mundo criado e dos acontecimentos da história. A prudência está unida estreitamente à sabedoria. E no Novo Testamento, os doutores da lei ficaram admirados da inteligência e prudência de Jesus, quando ele tinha apenas 12 anos (Lc 2,47).
Trazendo para a nossa realidade atual, a prudência é o que nos faz ver o bem, projetar nossos objetivos e metas, acolhendo a graça de Deus para poder cumprir Seu Plano de Amor. Por último, lembremos que, se não formos prudentes, desfrutando da nossa vida sem prudência, não estaremos em comunhão com Deus, e isso nos levará pouco a pouco ao afastamento da Sua graça e do nosso caminho à vida eterna, como afirma o texto de Romanos 6,23:
“Porque o salário do pecado é a morte, e a graça de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus”.
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu 2025!
O "influenciador da santidade", será canonizado em 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Conhecido por seu amor à Eucaristia e à tecnologia, Carlo se destacou ao evangelizar usando a internet para levar Jesus ao mundo. Seu lema, "A Eucaristia é minha estrada para o céu", continua a impactar milhares de jovens.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login