A Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, 01 de janeiro, não foi presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. Isso aconteceu, por conta de uma Ciatalgia (dor intensa que irradia ao longo do nervo ciático).
O cardeal Pietro Parolin substituiu o Pontífice e leu a homilia preparada pelo Santo Padre. Nela, três verbos tiveram destaque, pois se personificam em Maria: “abençoar, nascer e encontrar”.
Quando permitimos, que Maria entre em nossas vidas encontramos o verdadeiro significado dessas três palavras.
Nela aprendemos não só a ser abençoados, mas sobretudo a abençoar os nossos irmãos (Nm 6,22-27), da mesma forma que ela foi sinal da benção para sua prima Santa Isabel, os noivos em Caná e para os discípulos no cenáculo em Jerusalém.
Leia MaisOração para ter um Ano Novo abençoado!“Também nós somos chamados a abençoar, a bendizer em nome de Deus. O mundo está gravemente poluído pelo dizer mal e pensar mal dos outros, da sociedade, de nós mesmos. De fato, a maledicência corrompe, faz degenerar tudo, enquanto a bênção regenera, dá força para recomeçar.”
Ao meditarmos sobre a segunda leitura (Gl 4,4-7), conseguimos mergulhar no mistério da Encarnação. Nele, o segundo verbo, nascer, faz ainda mais sentido. Um Deus, que foi gerado por Nossa Senhora durante nove meses e nasceu como nós:
“Não estamos no mundo para morrer, mas para gerar vida. E a santa Mãe de Deus nos ensina que o primeiro passo para dar vida àquilo que nos rodeia é amá-lo dentro de nós”.
O terceiro e último verbo é o 'encontrar'. Nele refletimos, sobre o Evangelho de hoje, quando os três pastores encontram o Menino Jesus, Maria e José (Lc 2,16-21)
“O que somos chamados a encontrar no início do ano? Seria bom encontrar tempo para alguém. O tempo é a riqueza que todos temos, mas somos ciumentos a seu respeito porque queremos usá-la só para nós”, explica o Papa Francisco.
Neste dia em que celebramos o Dia Mundial da Paz, o Santo Padre nos impulsiona a buscar o encontro com Deus e com o próximo, pois uma vida de doação como a de Maria nos traz a verdadeira felicidade:
“Devemos pedir a graça de encontrar tempo para Deus e para o próximo: para quem está só, para quem sofre, para quem precisa de escuta e atenção.”
Por fim, o Papa Francisco consagrou este ano de 2021 à Santa Mãe de Deus, para que possamos viver esses três verbos com e como Ela. Assim, encontraremos a verdadeira paz, o verdadeiro sentido para este novo tempo de Deus.
:: Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do WhatsApp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.
Francisco aos jovens: “siga em frente com coragem e alegria”
Francisco gravou um vídeo especial para os jovens durante o Sínodo dos Bispos.
O 'influencer' São João Paulo II: exemplo que ecoa até hoje
O santo polonês tem muito a nos ensinar sobre como enxergar as novas tecnologias como aliadas para o bem comum.
Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança
Assim como peregrinamos até Aparecida, cada um de nós é chamado a ser uma presença viva da fé no mundo. Ser peregrino da esperança é acreditar que, mesmo nos momentos mais difíceis, podemos ser instrumentos de paz, amor e transformação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login