Será que o casamento acabou? Perante tantos desafios, separações, divisões, será que ainda vale a pena acreditar no matrimônio? O Papa Francisco fez essa pergunta aos milhares de voluntários na Jornada Mundial da Juventude de 2013.
E adivinha qual foi a resposta do Papa Francisco? A resposta foi: Não! Afinal, diante de uma cultura do descartável, em que vale o hoje, curtir o agora, aproveitar o outro, por que escolher o duradouro?
Um plano definitivo de amor
Deus nos chama a um projeto de eternidade. São João Paulo II já sabia da importância de entendermos a sexualidade, nosso corpo, a nossa vocação. Por isso, ele dedicou ANOS para explicar tudo isso. Criou, então, a Teologia do Corpo, um complemento bíblico. Para isso, ele utilizou quarenta e seis livros, além de mais mil citações das Sagradas Escrituras.
Leia MaisComo confiar na Providência Divina?
O corpo tem “o poder para expressar o amor: precisamente aquele amor em que a pessoa humana se torna um dom e – através desse dom – preenche o próprio significado de seu ser e existência” . Essa é a mensagem essencial dos ensinamentos de São João Paulo II. Esse dom pode ser expresso no celibato a Deus ou no casamento.
O Casamento segundo o coração de Deus
A masculinidade e a feminilidade fazem parte de realidades criadas por Deus. (para a Igreja Católica, não se tratam de construções sociais). Através delas conseguimos entender que a maior parte da confusão de nós jovens sobre o casamento se dá por desconhecimento. Por isso, a Teologia do Corpo nos convida a redescobrir o sentido da vida, do casamento.
O casamento é doação. Ao conhecer o plano de Deus, o casal ganha o presente de viver uma vida em um amor profundo e fecundo.
“O casamento [é] o sacramento em que o homem e a mulher, chamados a se tornar ‘uma só carne’, participam do amor criador de Deus mesmo. E participam tanto pelo fato de, criados à imagem de Deus, terem sido chamados em virtude desta imagem a uma união particular (‘comunhão de pessoas’), quanto porque esta mesma união foi, desde o princípio, abençoada com a bênção da fecundidade”.
Leia MaisSanta Teresa D’ Ávila: 7 frases para curar a sua alma
Ao aceitarmos viver, segundo a nossa vocação, o desafio de amor do Matrimônio, decidimos nadar contra a correnteza, contra a cultura do provisório, do descartável. Reconhecemos a dignidade humana e o presente que Deus nos deu: a nossa vocação.
“Cristo manifesta o amor com que a amou [a Igreja] dando-se por ela. Aquele amor é a imagem e, acima de tudo, o modelo do amor que o marido deve manifestar à esposa no matrimônio, quando ambos estão submetidos um ao outro ‘no temor de Cristo".
Que José e Maria sejam o modelo para todos os católicos que desejam viver um verdadeiro casamento, à luz dos princípios bíblicos contidos na Teologia do Corpo.
Que São João Paulo II interceda por nós!
:: Se você também acha que o matrimônio é sua vocação, compartilhe seu testemunho com a gente!
Escreva sua história de amor aqui nos comentários!
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu 2025!
O "influenciador da santidade", será canonizado em 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes. Conhecido por seu amor à Eucaristia e à tecnologia, Carlo se destacou ao evangelizar usando a internet para levar Jesus ao mundo. Seu lema, "A Eucaristia é minha estrada para o céu", continua a impactar milhares de jovens.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login