Hoje comemoramos a Apresentação da Virgem Maria e, estudando um pouquinho mais sobre esta festa litúrgica, identificamos que esse foi um dos primeiros passos da jovem em direção à realização da vontade de Deus em sua vida.
A verdade é que esse episódio não é narrado na Bíblia, mas a tradição remonta essa devoção já nos primeiros séculos da fé cristã, quando em Jerusalém foi construída uma igreja em dedicação a esta festa.
Sobre essa solenidade, a Igreja diz que celebramos a “consagração que Maria fez a Deus de si mesma desde a infância, sob a inspiração do Espírito Santo, que preencheu-a com sua graça” (cf. Liturgia das Horas).
Com esse ato – por mais que fizesse parte da tradição judaica e tenha sido uma ação movida pelos seus pais – Maria nos deixa a indicação da porta de entrada para se fazer a vontade de Deus: consagrar-se a Ele.
Consagrar-se: Isto é, “tornar-se sagrado a Deus”, que quer dizer “que se dedica a Deus”, ou ainda que “inspira respeito ou veneração” |
O ato de se consagrar a Deus é um compromisso de dizer a si mesmo: a partir de hoje, minha vida precisa ser dedicada a Deus, voltada pra Ele, para seus direcionamentos. Além disso, minha vida precisa ser testemunha d'Ele e inspirar aos outros a adoração e o amor a Ele.
Quando Maria é apresentada no Templo, o Espírito Santo a preenche com a sua graça que permanece com ela preparando-a para ser a Mãe de Deus, ou seja, que a prepara para cumprir sua missão, para fazer a vontade de Deus em sua vida.
Está buscando fazer a vontade de Deus?
Vai aí a primeira dica nos dada por Maria: consagre-se a Deus, busque a todo momento conversar com Ele, entender os direcionamentos d'Ele pra você, desde as atitudes mais simples, até compreender a grande missão que Ele tem sonhado pra você.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login