Crescendo na Fé

O que a Bíblia diz sobre jejum?

Escrito por Jovens de Maria

13 MAR 2019 - 15H26 (Atualizada em 05 JUL 2024 - 16H44)

berni0004/ shutterstock

A Igreja Católica propõe, em algumas datas especiais durante o ano, como a Quaresma, que os fiéis pratiquem o jejum. Mas sempre surgem dúvidas sobre como o jejum deve ser feito. Então, fomos buscar na Palavra de Deus algumas orientações. Leia MaisOração pelos que não podem jejuar na QuaresmaHá uma maneira correta de jejuar?

Confira cinco aspectos importantes que mostram o que a Bíblia diz sobre o jejum.

1- É uma ação interior, entre você e Deus

“Quando jejuardes, não fiqueis com ar abatido como os hipócritas, que desfiguram seu rosto para mostrar que estão jejuando. Na verdade vos digo: já receberam o que deviam receber. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para os outros não notarem que estás jejuando, mas só teu Pai que está lá no secreto. E teu Pai, que vê no secreto, te dará a recompensa.” (Mt 6, 16-18)

2- Era utilizado como uma via para o arrependimento e conversão

"Jonas começou a andar pela cidade durante um dia e pregava: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”. Os cidadãos de Nínive creram em Deus e promulgaram um jejum, vestiram roupas de saco, desde o maior até o menor deles. E Deus viu suas ações, isto é, que se haviam convertido de sua má conduta. Deus então arrependeu-se do mal que havia ameaçado fazer-lhes e não o fez." (Jonas 3, 4-5;10)

3- Também é utilizado como uma ação para se pedir a Deus por alguma situação

"Dirigi-me ao Senhor Deus para suplicar-lhe com jejum, roupa de saco e cinzas." (Daniel 9,3)

“Vai, reúne todos os judeus que se acham em Susa e jejuai por mim; ficai três dias sem comer e sem beber, nem de noite e nem de dia. Eu também com minhas damas jejuaremos da mesma forma, e depois me apresentarei ao rei, embora seja contra a lei; e se tiver de morrer, morrerei.” (Ester 4, 16)

"Ali, perto do rio Aava, proclamei um jejum, para nos humilharmos diante de nosso Deus e lhe pedirmos uma boa viagem para nós, para nossas crianças e para todos os nossos bens." (Esdras 8, 21)

4- O jejum também precisa gerar uma ação para o outro

"Não é antes este o jejum que eu prefiro: quebrar as correntes iníquas, desatar os laços do jugo, deixar ir livres os oprimidos e quebrar todo jugo? Não consiste talvez em repartir o pão com o faminto, introduzir em casa os pobres desabrigados e vestir quem está nu, sem desviar os olhos de tua gente?" (Isaías 58, 6-7)

5- Após o jejum e o tempo de recolhimento, chegará o tempo da alegria

“Assim fala Javé dos exércitos: o jejum do quarto, quinto, sétimo e décimo mês se mudará para a casa de Judá em alegria, júbilo e dias de festa; amai, pois, a verdade e a paz”. (Zacarias 8, 19)

"Então tua luz despontará como a aurora, tua ferida será rapidamente curada. Diante de ti caminhará tua justiça, e a glória de Javé te seguirá. Então o invocarás, e Javé responderá; clamarás, e ele dirá: 'Eis-me aqui!'" (Isaías 58, 8-9)


:: Leia também: Como fazer um jejum que agrade a Deus?

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...