Por Lucas de Bem
A Páscoa é a festa maior da nossa fé, o momento alto do nosso calendário litúrgico, só ocorre depois de pouco mais de 40 dias de intensa revisão de vida, ou seja, após a Quaresma. O temo Quaresmal é um tempo de oração, reflexão e penitência, uma preparação digna para assim podermos viver e nos alegrar plenamente em Cristo ressuscitado!
Nesse contexto, podemos aproveitar para também refletirmos e aprofundarmos nosso discernimento vocacional. Assim, como nos preparamos de modo especial para a Páscoa, preparemo-nos para viver plenamente nossa vocação!
Todo discernimento vocacional é alicerçado pela oração, reflexão e pelo deixar agir de Deus em nossa vida, muito parecido com os exercícios espirituais da Quaresma, não?!
Independente da sua vocação, todas tem algo em comum, a busca em viver a vontade de Deus em nossa vida. Algo que alegra o coração do Pai e o nosso, por isso, é necessário que vivamos de forma intensa esse momento, buscar ouvir a voz (e a vontade) de Deus é silenciar os ruídos externos que nos atrapalham de ouvir aquele que nos chama a todo momento.
Santa Tereza de Jesus em seus ensinamentos sobre as moradas, fala sobre o porquê ouvimos e vemos tão pouco a Deus (fica a dica de leitura). Ela nos ensina que a cada momento em que vencemos as ocasiões, tentações e buscamos viver a vontade do Senhor, nos aproximamos Dele, desse modo Ô ouvimos e vemos melhor, cada vez mais.
Beleza! Entendi que os exercícios espirituais da Quaresma podem me ajudar no discernimento vocacional, mas como posso fazer isso na prática? E onde entra a Páscoa nisso tudo?
Olha só: a penitência nos dá a graça de focarmos em Deus, tirando aquilo que nós gostamos muito, mas não é essencial em nossa vida. Compreendemos que possuímos controle sobre nossos prazeres e vontades, dando espaço para Deus agir em nossa vida e não ao pecado ou nossas fraquezas.
Com a Oração ficamos mais fortes e criamos intimidade com o Pai, afinal, pra vencer os pecados, vícios e ocasiões precisamos de força (não disse que seria fácil viver a penitência) e para ouvir a Deus precisamos ter um relacionamento, um diálogo verdadeiro e franco com Ele.
E não existe discernimento vocacional sem reflexão, somos homens e mulheres que se constituem pela fé e razão (Fides et Ratio), precisamos nos conhecer e conhecer nossa história para ver o que Deus já revelou em toda nossa caminhada e para estar atento aos sinais atuais! Fica esperto, Jovem!
E chegamos a Páscoa que é a festa, a coroação de toda essa caminhada de renúncias, alegrias e aprofundamento em Deus! Páscoa vem do hebraico Pesach e significa passagem, ou seja, é um momento oportuno de nos alegrarmos e vivermos o novo. Assim, como nosso discernimento vocacional não acaba na hora que "decidimos" ou "encontramos" nossa vocação.
A Páscoa do povo Judeu que caminhava no deserto por 40 anos não acabou quando entraram na Terra Prometida, nem a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo quando Ele ressuscitou. O primeiro acontecimento só se deu após a preparação e mudança de vida do povo escolhido e levou a muitos acontecimentos que prepararam o caminho para a Páscoa de Cristo que nos deu a salvação e a remissão de nossos pecados, iniciando um novo tempo.
Esse momento da nossa Páscoa vocacional marca o início de uma caminhada ainda mais confiante e madura em Deus. Além disso, na sua vontade, assim caminhamos rumo a vivência plena daquilo que é o plano de Deus para nós, para que assim nossa vocação seja santa, fecunda, alegre e (muito importante) de entrega ao serviço do reino e do próximo! Vocação acertada, vida feliz!
Portanto, para chegarmos a Páscoa, passamos por uma preparação profunda e verdadeira. É necessário que isso aconteça e precisamos estar abertos para sermos moldados por nosso Pai, deixando para trás muita coisa velha e que não convém ao novo que Deus tem para nós, é preciso coragem! Então, você está pronto para viver a Páscoa na sua vida?
:: Curtiu o post? Faça parte dos Jovens de Maria e receba presentes exclusivos.
Juventude reza na Semana Santa no Santuário Nacional
-
A importância da vivência da Semana Santa.
Para celebrar a maior festa cristão, a Páscoa, te entregamos um passo a passo para você se preparar, especialmente, na Semana Santa da melhor maneira possível.
JMJ – Por que enviar sua mensagem ao Papa?
Saiba os principais motivos para escrever sua mensagem/intenção para o nosso querido Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login