Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 08 OUT 2020 - 16H41

Por que a Igreja Católica tem o costume de fazer vigílias?

Mesmo que neste ano a gente não possa se reunir, recordamos o nosso tradicional encontro durante a Festa da Padroeira: a Vigília da Juventude. A gente quer compartilhar de onde vem esse costume cristão de fazer vigílias.

Conversamos com Pe. Camilo Junior, membro da Comissão Jovens de Maria, e ele explicou tudinho pra gente! Se liga!

shutterstock
shutterstock

A palavra “vigília” vem de “vigiar” e se diz sobre aquele que está vigilante.

Quando Jesus viveu o momento de sua entrega, Ele foi para uma vigília de oração lá no Horto das Oliveiras. E a fala dele aos discípulos foi:

“Vigiai e orai comigo para não cairdes em tentação” (Mt 26, 41).

Qual é a maior tentação que o ser humano pode ter? É a de, justamente no momento em que a fé pede a entrega da vida, abandonarmos Jesus. Essa é a tentação que Ele queria que os discípulos superassem.

Então, o vigiar com Jesus é para não termos a tentação de abandoná-Lo, de deixar sua mensagem de lado, a radicalidade que seu amor pede. Assim, a Igreja Católica vive as chamadas “vigílias”, para estarmos sempre atentos àquilo que Cristo vai pedir de cada discípulo.

Por isso, diante de todas as festas solenes existe uma Vigília Litúrgica, pois, para que eu possa acolher aquilo que vem, meu coração precisa estar preparado. Senão, o dom se aproxima, eu não o reconheço e posso tratar o que é precioso como uma bijuteria.

A vigília também sempre vai me preparar para algo que eu tenho certeza de que vai acontecer. Isso porque ninguém vigia na dúvida.

Quando chegou o momento do Calvário, por exemplo, pouquíssimos olharam para Jesus. Como Ele queria que o olhar dos discípulos estivesse permanecido até o fim! Mas só João ficou, o resto sumiu!

Então a Igreja nos propõe as vigílias para nos concentrarmos na certeza daquilo que vem. É o que acontece com as Vigílias Litúrgicas: a de Pentecostes é realizada na certeza do Espírito Santo que vem; na da Páscoa, que é a maior de todas, há a certeza do Ressuscitado na manhã do domingo seguinte; a do Natal celebra a certeza de que o Verbo vai nascer.

Por que as vigílias de oração costumam acontecer na madrugada?

shutterstock
shutterstock


Existe o hábito de ser durante a madrugada por relacionar-se justamente com o Horto das Oliveiras, onde, durante a noite, Cristo vai pra sua vigília e é naquela madrugada que acontece tudo: sua prisão, seu julgamento e sua condenação.

Além disso, a Vigília feita à noite tem a simbologia de que nós vigiamos na escuridão, mas logo o sol vai aparecer. É a luz de Deus que vem iluminar alguma realidade da nossa vida que talvez passasse despercebida, mas agora a vigília nos colocou em atenção naquilo que o Senhor quer que o nosso coração seja capaz de enxergar para amar.

É por isso também que as Vigílias Litúrgicas antigamente começavam à tarde, passavam a noite e a solenidade era celebrada na manhã seguinte, quando surgia a luz do Sol. Ou seja, eu me preparei para aquilo que é certeza que vai acontecer, seja o ato litúrgico ou a ação de Deus em nós.

Eu chego à vigília trazendo escuridões, mas à medida em que eu vou focando minha atenção n'Ele, eu vou ter a luz do caminho, da verdade e da vida que Ele é.

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...