Todo ano celebramos o Natal, montamos nossos presépios e, em janeiro, celebramos o Dia de Reis. Mas é bem provável que a gente ainda não tenha memorizado o significado de cada presente levado pelos três reis magos. Por isso, conversamos com Pe. Camilo para nos ajudar a entender. Se liga! Leia MaisQuem eram os Reis Magos e de onde vieram?3 Curiosidades sobre os Reis Magos
O presente que oferecemos é sempre expressão e reconhecimento de um gesto de amor que recebemos. Antes de gerar alegria no coração de quem o recebe, é expressão do amor presente no coração de quem o oferece.
Os reis do oriente que foram a Belém adorar o Menino Deus, carregavam em seus corações a esperança. Estes reis de lugares diferentes se encontraram buscando um mesmo sentido para o surgimento de uma luz nova que começou a brilhar no céu.
Melquior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia. É ele quem oferece o ouro; Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. É ele quem oferece o incenso; Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. É ele quem oferece a mirra. |
O presente do ouro oferecido para Jesus mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo em sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei. Um Rei muito diferente do rei Herodes, que encontram em seu palácio exuberante e em seu amor ao poder. Jesus é o Rei na manjedoura. É o Rei no colo de Maria. É o Rei em cada coração que o acolhe. E, no reino de Jesus, se vive o poder de amar.
O presente do incenso mostra que os magos reconhecem naquela criança, tão humana, o próprio Deus, em seu mistério divino de amor. O incenso era algo oferecido somente para as divindades.
O presente da mirra simboliza que aquele Rei Divino também é verdadeiramente humano. Ele irá sentir a nossa dor e irá passar pela experiência da nossa morte. A mirra era usada para preparar os corpos para o sepultamento. Então, ao oferecer mirra ao menino Jesus, os magos enxergam em sua humanidade a grandeza do amor de Deus, que assumiu viver na nossa carne.
Por isso, nos reis magos do oriente está o ser humano que, na luz da estrela, vai até Cristo para adorá-lo em sua humanidade. Os três reis representam as raças e os povos de todo o mundo. Assim, a Epifania recorda-nos que o único lugar onde podemos encontrar Deus nesta terra é na humanidade de Jesus. Ele é o maior sinal de Deus para a vida do povo. Após encontrarem o Menino, a estrela desapareceu, pois ela era apenas sinal de onde se encontrava a verdadeira luz, que é Jesus.
Como a presença redentorista no Brasil impactou a fé do povo ao longo dos anos?
A presença redentorista no Brasil fortaleceu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, impulsionou a fé com ações sociais, educação e evangelização digital.
Francisco aos jovens: “siga em frente com coragem e alegria”
Francisco gravou um vídeo especial para os jovens durante o Sínodo dos Bispos.
O 'influencer' São João Paulo II: exemplo que ecoa até hoje
O santo polonês tem muito a nos ensinar sobre como enxergar as novas tecnologias como aliadas para o bem comum.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login