São Geraldo Majella foi o santo escolhido para ser patrono do Jovens de Maria. É dele a frase que temos como lema: “Aqui se faz a vontade de Deus”. E é sobre essa sua entrega ao querer de Deus que vamos falar hoje.
Redentorista, Irmão Geraldo viveu toda sua missão durante a juventude e faleceu com apenas 29 anos. Mesmo sendo muito jovem, ele tinha o pleno entendimento de que o sentido de sua vida estava em fazer a vontade de Deus. Tanto que, em determinado momento, disse:
“Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo. Eu só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus”.
Mas o que seria fazer a vontade de Deus? Como vivê-la? São Geraldo dizia que “para fazer o que Deus quer, não posso fazer o que eu quero. (…) E se quero somente a Deus, é necessário que me desapegue de tudo o que não é Deus”.
Leia MaisSão Geraldo Majella: modelo para a Vocação RedentoristaSão Geraldo e a história de conversão de um ladrão Como era comum na prática religiosa na região sul da Itália durante o século 18, Geraldo mantinha vários costumes de mortificações e penitências. Por exemplo, ele costumava colocar ervas amargas em sua comida para não sentir o prazer no sabor dos alimentos. Era para ele, uma maneira de estar mais próximo de Deus e de se desapegar dos prazeres do mundo.
Nesse sentido, dizia que havia tomado uma “decisão definitiva” de dar-se “totalmente a Deus”. E tinha como regra: “terei presentes estas três palavras: surdo, cego e mudo”. Ou seja, seus sentidos não eram mais dele, mas estariam sempre a serviço da vontade de Deus.
Para ajudá-lo a ser fiel neste propósito, tinha colada na porta de seu quarto sua célebre frase:
“Aqui se faz a vontade de Deus, como Ele quiser e até quando Ele quiser”.
Assim viveu São Geraldo, sempre em busca dos propósitos de Deus para sua vida e exercitando para que o seu querer fosse moldado ao de Deus.
Quando estava prestes a morrer, toda a comunidade redentorista se reuniu em seu quarto e lamentava doença tão grave acometendo um irmão tão jovem. Vendo a tristeza de seus irmãos, Geraldo exclamou: “Alegrem-se! Estou fazendo a vontade de Deus e estou indo ao seu encontro. Estas são duas boas razões para se alegrar”.
Que o desejo de São Geraldo Majella nos inspire a buscar também em nossa vida, em todos os momentos, fazer a vontade de Deus. Segue uma oração do nosso patrono para nos ajudar a viver essa busca:
Oração de São Geraldo para aceitar a vontade de Deus
“Meu Deus querido, único amor meu,
hoje e para sempre me entrego à vossa vontade.
Em todas as tentações e tribulações direi: ‘
Que se faça a vossa vontade’.
Aceitarei tudo no íntimo de meu coração
e, levantando os olhos até os céus,
adorarei vossas mãos divinas
que deixam cair sobre mim
as pérolas preciosas do vosso divino querer”.
Informações de Geraldo Majela, o Santo das Mães. Editora Santuário.
“Cartas e outros escritos de São Geraldo”, Centro Redentorista de Espiritualidade de Aparecida. Editora Santuário, 2004.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login