A Congregação do Santíssimo Redentor tem como missão evangelizadora muito mais do que se instalar em comunidades ou cuidar de santuários. Ao longo dos anos, os missionários redentoristas fortaleceram a devoção popular, impulsionaram a fé por meio da educação e expandiram seu trabalho para o universo digital, impactando gerações de brasileiros de diversas regiões.
Os primeiros missionários redentoristas chegaram ao Brasil no século XIX, vindos principalmente da Alemanha. Com a missão de evangelizar e promover a devoção da Copiosa Redenção, eles se voltaram para as regiões periféricas do país, onde o acesso a práticas religiosas era mais limitado. Essa proximidade com comunidades carentes e afastadas, onde organizaram as Santas Missões, foi fundamental para construir uma fé sólida no coração do povo.
É com essa dedicação que vemos a propagação de uma das maiores expressões da fé brasileira: o Santuário Nacional de Aparecida, que se tornou o maior destino de peregrinação católica do país. Este santuário, aos cuidados dos redentoristas há 130 anos, consolidou a devoção a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil e reforçou sua devoção a milhões de brasileiros.
O trabalho dos redentoristas vai muito além dos muros da igreja. A devoção a Nossa Senhora Aparecida segue sendo promovida por missões e romarias, que levam essa devoção a cada canto do país. A tradição das novenas e festas, realizadas principalmente no Santuário Nacional, tornou-se uma marca da espiritualidade brasileira e uma prática de fé.
Hoje, as romarias atraem milhões de peregrinos anualmente, reafirmando um compromisso espiritual que ultrapassa gerações. Para os fiéis, visitar o santuário e participar das celebrações é um compromisso de fé e devoção com a Mãe Aparecida.
Carisma pelo cuidado com os necessitados
Leia Mais5 fatos marianos que marcaram a vinda dos pioneiros redentoristasMemória: 130 anos da chegada dos Missionários Redentoristas em AparecidaOs redentoristas também se destacaram por sua dedicação à educação e à ação social ao fundarem escolas e realizarem atividades de assistência em comunidades carentes, focando em valores cristãos e em um desenvolvimento humano integral. Essa atuação ampliou o impacto da presença redentorista, criando condições para que a fé se tornasse uma grande aliada à transformação social.
Pioneiros na comunicação
O alcance dos redentoristas foi além do presencial. Com a criação da Rádio Aparecida, da TV Aparecida e do Portal A12, eles conseguiram expandir a missão e oferecer conteúdo religioso e cultural para milhões de brasileiros em diversas regiões do país. Essa presença na mídia também se revelou um apoio fundamental em períodos difíceis, como a pandemia, quando as celebrações presenciais foram limitadas.
Com as plataformas digitais, a Congregação passou a alcançar ainda mais pessoas, permitindo que fiéis participassem de missas, novenas e eventos religiosos online. Isso garantiu uma conexão mais próxima e constante com a fé, adaptando a evangelização aos desafios da modernidade.
Adaptando-se aos novos tempos, os redentoristas seguem inovando na forma de evangelizar, mas sempre fiéis ao seu carisma original. Essa habilidade de renovar-se sem perder a essência é o que mantém a relevância da Congregação para as novas gerações, conectando jovens e adultos em uma espiritualidade ativa e significativa, pautada na fé em Nossa Senhora Aparecida.
Há 130 anos, a Congregação do Santíssimo Redentor impactou a fé do povo brasileiro ao longo dos anos, propagando espiritualidade e devoção a todo o povo!
Fonte: Site dos Missionários Redentoristas
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Francisco aos jovens: “siga em frente com coragem e alegria”
Francisco gravou um vídeo especial para os jovens durante o Sínodo dos Bispos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login