Dá o Play!
galeria de fotos
tendas de formação
Encontro organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e ainda pela Pastoral Juvenil e Canal Jovens de Maria, é uma iniciativa que traz jovens para prestar seu amor e devoção à Padroeira do Brasil e também para celebrar as diversas forças juvenis da nossa Igreja.
Inspirados pelo Ano do Laicato, a juventude reflete nesta edição sobre o tema 'Maria: modelo de jovem leigo e leiga', que enfatiza o protagonismo leigo dos jovens de todo o país.
Na primeira parte da manhã, os jovens puderam ouvir reflexões e palestras em três espaços estratégicos do Santuário de Aparecida. E quem botou a mão na massa nesse trabalho? Três bispos da Comissão Episcopal para a Juventude: Dom Antonio Emídio Vilar, Dom Nelson Francelino e Dom Vilsom Basso; esse último presidente da Comissão.
Animados, os bispos estavam muito a vontade entre os jovens e deixaram uma mensagem de fé e um recadinho especial nas tendas Novas Comunidades, Congregações e Grupos Paroquiais e Pastorais da Juventude.
Dom Vilsom Basso na tenda ‘Congregações e Grupos Paroquiais’ apresentou aos jovens o tema central lembrando que Maria é modelo para o jovem leigo e leiga, porque ela acolheu o projeto de Deus em sua vida e assim se tornou a primeira discípula missionária. “Jovens têm que ajudar a quem precisa, jovens têm que sair e fazer o bem”, disse o bispo que mostrou o Projeto IDE que a Igreja do Brasil está indicando para os jovens, após o término do Rota 300.
Dom Emídio Vilar, que esteve na tenda ‘Novas Comunidades’ conversou com os jovens sobre o apelo do Papa Francisco por uma Igreja missionária e da importância do jovem nesse aspecto. “Uma 'Igreja em Saída' é uma Igreja que está sempre se renovando, e nada melhor do que colocar a juventude em ação. Porque a juventude é o radar da sociedade. Os sinais dos tempos que a Igreja tanto precisa ler, quem primeiro consegue perceber: os jovens. Então é importante colocar a juventude em ação”, assinalou o bispo.
Na tenda das Pastorais da Juventude, os jovens das diversas frentes de atuação desse trabalho, se reuniram para refletir sobre a realidade de desafios que eles enfrentam hoje e a necessidade de um novo olhar. O Sínodo dos Bispos sobre a juventude também esteve na roda de conversa. Dom Nelson Francelino, falou ao A12, que sua reflexão junto à juventude também motivou a união do trabalho das diversas expressões juvenis no projeto IDE.
“A gente quer a nossa juventude afinada com o pontificado do Papa Francisco na construção dessa nova sociedade, onde se projete a cultura do respeito e da solidariedade, e na qual os jovens têm muito a contribuir”.
catequese
O Jovens de Maria acolheu a juventude no Altar Central do Santuário de Aparecida. Em seguida, o professor Laudelino de Azevedo falou sobre o tema central da "Romaria: Maria, modelo de leigo". A catequese finalizou com a consagração da juventude a Nossa Senhora. Veja a transmissão ao vivo:
missa da juventude
Leia MaisConsagração une jovens de todo o Brasil no Altar de AparecidaA tradicional Missa da Juventude que acontece todo quarto sábado do mês, às 18h, no Santuário de Aparecida, foi antecipada neste mês, para justamente, acontecer com a Romaria Nacional da Juventude. A celebração, presidida por Dom Vilsom Basso e concelebrada pelos demais bispos da comissão, foi encaminha com um grande envolvimento de toda a juventude presente no Santuário Nacional.
Dom Vilsom fez questão de agradecer pelo envolvimento de várias frentes de trabalho para o projeto acontecer, como, por exemplo, a Comissão Episcopal para o laicato, os Jovens Conectados, ao reitor do Santuário, Padre João Batista, a Rede Aparecida de Comunicação, ao Portal A12.com, Jovens de Maria e toda a estrutura disponibilizada. “Muito obrigado por esse amor a juventude”, exclamou o bispo.
Ele também ressaltou que a Romaria Nacional, torna-se um fato concreto para os jovens. “Queremos de fato que os jovens se sintam acolhidos na Casa da Mãe”.
Durante a celebração, Dom Vilsom ainda citou palavras do Papa Francisco que mostram uma juventude com características muito peculiares, parecidas com as de Deus. “Ele é forte e entusiasmado como os jovens”.
O Bispo também lembrou que a juventude está cada vez mais antenada e alinhada com as palavras das encíclicas do Papa Francisco. “Iluminados pela alegria do Evangelho, estimulando a mística e atitude missionaria, uma Igreja em saída, em defesa da vida e da ecologia”.
Ao final da celebração toda a Juventude saiu em procissão pela porta Santa do Santuário rumo a Tribuna Papa Bento XVI, cantando louvores e entusiasmados pela alegria de participar da Romaria.
Durante a procissão, as jovens, Juliene Barros de São Bernardo do Campo (SP) e Camila Ribeiro de São Paulo (SP), disseram estar muito entusiasmadas pela missão que a juventude assumiu para realização do Evento. “ A Romaria é um evento que mostra que a juventude se interessa e que vale apena, a juventude não é só mente vazia. Como o Papa diz, a juventude deve ser levada a sério”, comenta Camila.
Para Juliene tudo se torna muito especial, principalmente quando o resultado é muito bom, após longos meses de preparação.
show
A cantora Adriana Arydes encerrou a Romaria Nacional da Juventude com um lindo show, cantando novos e antigos sucessos, ela entusiasmou toda a juventude em frente a Tribuna Papa Bento XVI. Muita música, reflexão e principalmente animação de toda a juventude do Brasil em um dia repleto de atividades. Mesmo cansados, após uma longa agenda, a galera pulou, rezou e cantou junto. De casa, todos puderam acompanhar Ao Vivo pela TV Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...