Você conhece bem a imagem de Nossa Senhora Aparecida? Hoje trazemos várias curiosidades, bem como os significados dos símbolos contidos na imagem. Tudo isso pra gente poder ficar mais pertinho de Maria.
Provavelmente, a imagem foi esculpida por frei Agostinho de Jesus, por volta do ano de 1600. Há indícios de que era uma imagem colorida e era uma representação do título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Por isso, durante muitos anos os devotos a chamavam de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. Por ter ficado um tempo no Rio Paraíba, a imagem perdeu a cor e enegreceu, como a conhecemos hoje. Quando encontrada pelos pescadores, em 1717, ela recebeu então o novo título de Nossa Senhora Aparecida.
A imagem possui três flores na cabeça, que representam a Santíssima Trindade. O olhar dela, apesar de não ter as pupilas desenhadas, é profundo e amplo. A fita na cintura representa que Maria está grávida, o que justifica também o sorriso que ela traz nos lábios. Sorriso discreto talvez, mas que se olharmos bem de perto, é possível até ver seus dentes.
Na parte inferior da imagem, encontramos outros importantes símbolos. Embaixo dos pés, está a lua, que mostra que ela é a mulher de Apocalipse. Maria é singela, delicada, mãe, mas também é aquela que nos protege de todo o mal. É possível ver também um anjo. A figura do anjo nos representa um anúncio que Deus deseja fazer ao povo e é justamente o que o encontro da imagem de Aparecida representa.
Há 300 anos, quando os pescadores encontraram a imagem, o Brasil ainda vivia o período da escravidão. Na época, os senhores abusavam das escravas e, quando elas ficavam grávidas, eles as degolavam e jogavam o corpo e a cabeça no rio. E Maria vem desta maneira: negra, grávida, com cabeça e corpo separados, porque ela é a mãe que aponta sempre o Cristo, aquele que nos traz vida e salvação.
:: INFOGRÁFICO: A história de Nossa Senhora Aparecida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login