Em 03 de setembro de 2016, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, um monumento que homenageia a Mãe Aparecida foi abençoado e passou a integrar um espaço dedicado à memória da Virgem Maria, sob seus mais diversos títulos.
A Imagem da Padroeira do Brasil, em bronze com tonalidade dourada, passou a refletir a luz do sol àqueles que, a partir de agora, caminharem pelos Jardins do Vaticano.
Na época, participaram da inauguração o então Arcebispo de Aparecida, Cardeal do Raymundo Damasceno Assis, o Reitor do Santuário Nacional à época, padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., o administrador-ecônomo do Santuário Nacional naquela gestão, padre Daniel Antônio da Silva, C.Ss.R., além do Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorato do Vaticano, Denis Fontes de Souza Pinto, o Embaixador do Brasil no Vaticano, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, e cerca de outros 10 Bispos, 15 padres e outros 200 convidados.
Em um segundo momento, Dom Damasceno agradeceu ao Santo Padre pelo privilégio de alojar a Imagem da Padroeira do Brasil em um local tão especial como o coração dos jardins papais.
A obra é do artista sacro Cláudio Pastro, com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália. O monumento tem 3,42 metros de altura, com uma base de 1,13 metros de largura frontal.
O Cardeal ainda agradeceu ao autor do monumento: “Responsável pela concepção artística da escultura, Cláudio Pastro é o maior representante da arte sacra no Brasil. Seu nome está fortemente associado ao Santuário Nacional de Aparecida, onde inúmeras obras de sua autoria podem ser apreciadas.”
Um mês após a inauguração do monumento no Vaticano, no dia 08 de outubro de 2016, foi inaugurado também nos jardins do Santuário Nacional um atrativo especial, um monumento em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, uma réplica do inaugurado nos jardins do Vaticano e abençoado pelo Papa Francisco.
Quem visita o Santuário poderá encontrar o monumento próximo à avenida do Convento do Santuário. A obra tem a assinatura do artista plástico Cláudio Pastro e 3,42 metros de altura, com uma base de 1,13 metros de largura frontal. A peça foi produzida em Verona, na Itália, pela Progetto Arte Poli.
O corpo do monumento tem 2 cm de espessura, foi confeccionado em Aço Corten e pesa 1.713 kg. A imagem da Santa é de bronze, na cor dourada, e pesa 8 kg.
É possível ver uma canoa na base, três pescadores e uma rede, que remetem ao momento do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul.
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.