A Família de Nazaré sempre foi modelo para todas as famílias cristãs. Ela é a primeira comunidade onde aprendemos valores, convicções, construímos nosso caráter.
É necessário recordar que a família é a escola das virtudes onde podemos nos espelhar. É para nós, sinônimo de unidade, amor e fidelidade. É uma lição importante oferecida também às nossas famílias.
Segundo o Padre José Carlos de Melo, da Arquidiocese de Aparecida–SP, a Sagrada Família é proposta pela Igreja como modelo de todas as famílias cristãs, pois nela Deus está sempre no centro de suas decisões e ocupa sempre o primeiro lugar e tudo.
“A família é antes de tudo uma grande escola de virtudes humanas e teologais e o primeiro lugar de encontro com Deus. Por isso, a família é chamada de Igreja doméstica, onde as crianças devem aprender os princípios básicos da fé na experiência concreta do dia a dia e lugar onde os esposos buscam a sua santificação e a realização plena de sua vocação matrimonial”.
Padre José Carlos nos convida a nos questionarmos como, nas horas difíceis em casa, somos uma pessoa presente, atuante, procurando promover a unidade, sendo aquele que motiva e dá suporte ao outro que caiu ou que esta passando necessidade.
Leia MaisA virtude da coragem a partir da confiança em Deus”Eu, como pai ou mãe, procuro promover em meu lar um espaço para em família escutar a Palavra de Deus, orar juntos e fortalecer os vínculos familiares em oração? Procuro viver a minha maternidade ou paternidade de forma responsável, sendo presença na vida dos meus filhos e construindo um laço forte de amizade, de confiança e de uma autoridade que não precisa usar de autoritarismo ou a opressão? Como filho, estou presente na vida dos meus pais idosos, procurando ampará-los em todas as suas necessidades, seja afetivo ou material, ou infelizmente ando ausente?”
Veja ainda outras recomendações para viver em família de forma plena e se espelhar na Família de Nazaré:
Ouvir a Palavra de Deus
A Família de Nazaré é também modelo de escuta da Palavra de Deus. Maria ouviu a Palavra de Deus, confiou e a cumpriu. José, seu esposo, que cumpriu sua missão de esposo e pai por deus confiada, devia conhecer e amar a Palavra de Deus.
A exemplo de Maria e José, que os pais de hoje possam trazer a Palavra de Deus para dentro de casa, ler a bíblia em família, participar de círculos bíblicos e também ensinar a seus filhos a confiar na Palavra de Deus.
Vida de Oração
Maria e José ensinaram Jesus a rezar as orações! Eles rezavam juntos e iam à sinagoga ouvir as Sagradas Escrituras.
Também os pais e mães devem ensinar aos seus filhos a rezarem, educá-los para fé e conduzi-los à missa.
Confiar no Projeto de Deus
Quando Herodes ordenou que matassem o Menino Jesus, José confiou no sonho que teve com um anjo do Senhor, onde lhe ordenava que tomasse o menino e a mãe dele e fugisse para o Egito. Confiante em Deus, José cumpriu o que o Anjo lhe falava em sonho.
Lá, ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor falara pelo profeta, com as palavras: “Do Egito chamei meu filho”. Aprendamos também nós a confiar nos projetos de Deus para nossas vidas e ensinemos isso aos nossos filhos.
Peregrinar em Família
Frequentemente vemos milhares de peregrinos que vão aos santuários e igrejas para rezar e fazer suas preces e agradecimentos. Em sua homilia da Solenidade da Sagrada Família de 2015, o Papa Francisco pede que pai, mãe e filhos possam ir, todos juntos, à Casa do Senhor, a fim de santificar a festa pela oração.
Somos chamados a fazer um exame de consciência do nosso papel na edificação das famílias para construir uma sociedade mais sólida em meio a tantas enfermidades da vida moderna. Que a Sagrada Família seja a resposta em meio a tanta violência e angústias, que possa tornar-se lugar privilegiado onde se experimenta a alegria e o amor.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...