NOTÍCIAS
Notícias

Entrevista: Organização financeira para os micros e pequenos empreendedores

Renato Bueno, assessor de investimentos do Sicredi Vanguarda falou sobre organização financeira no Dia das Micro e Pequenas Empresas

Escrito por A Rádio POP

27 JUN 2024 - 14H53 (Atualizada em 28 JUN 2024 - 15H38)

Divulgação Rádio Pop

Nesta quinta-feira (27), a ONU marca o Dia Internacional das micro, pequenas e médias empresas com foco na liderança e empreendedorismo de setores como as mulheres e jovens.

Para falar um pouco mais sobre a organização financeira, fundamental para este público e, também, dar orientações importantes a respeito deste tema, o Assessor de Investimentos do Sicredi, Renato Bueno, esteve ao vivo nos estúdios do Jornal Regional. 

“Quando a gente pensa muito no financeiro você precisa de parceiros, precisa ser de uma forma compartilhada. A grande parte dos negócios surgem pela paixão, às vezes pela necessidade, mas tem ali um que de paixão, porque a pessoa gosta daquilo e acabou empreendendo naquilo que ela entende como atividade para tocar a vida inteira. É preciso sim um profissionalismo naquela paixão e esse profissionalismo passa por um bom orçamento, o entendimento de mercado e a gente entende que as instituições financeiras podem auxiliar os empresários, os empreendedores na medida que a gente traz para eles a educação financeira, as linhas de crédito mais adequadas, informações importantes na hora de entender o seu negócio do ponto de vista é contável.”

Para conseguir aplicar essa profissionalização, na prática no dia a dia, o Assessor explica que quem está começando a empreender ou já tem um pequeno micro negócio, deve separar as contas pessoas das empresariais, para de fato crescer e se consolidar. 

“Em alguns casos, o sócio é rico e a empresa é pobre, isso é um erro bastante grave. É preciso separar as contabilidades, a empresa remunera o sócio, mas remunera de acordo com a capacidade de geração de caixa da empresa. Toda empresa tem seu ciclo de vida, por isso a gente tem que entender que em períodos de ciclos de vida de crescimento, talvez a empresa remunera menos o sócio do que propriamente deveria remunerar, então o empreendedor precisa entender o momento de vida da sua empresa e saber qual é a hora realmente de ter uma participação maior daquela retirada.” 

Confira a entrevista na íntegra!

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Sebrae móvel orienta empreendedores da região. 5 cidades do Vale recebem unidade;

— Com pouco mais de 5 mil habitantes, Lagoinha apresenta até o momento quatro pré-candidatos ao executivo, o que pode dividir eleitorado;

— Mesmo com recesso legislativo, trabalhos da CEI que investiga uso de recursos do Finisa continuam em Guaratinguetá;

— Silveiras realiza evento Bienal Bocaina promovendo artistas da região e artistas rurais;

— Após aumento nos acidentes de trânsito, Pindamonhangaba vai iniciar campanha de conscientização para reduzir sobrecarga em hospitais;

— Reconstrução de Ponte interdita temporariamente estrada do Xavier em Cachoeira Paulista;

— Operação policial acontece hoje em Potim e movimenta cidade com grande efetivo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...