Essa semana, o Jornal Regional destaca uma série especial que, o jornalista Rafael Rodrigues, traz a respeito da cultura caipira e a importância dessa celebração ao longo de 60 anos de história.
A música caipira é uma expressão cultural que permanece ao longo do tempo. Mesmo com o surgimento da música sertaneja, na década de 50, por exemplo, a música caipira, também chamada de raiz, passa por mudanças, mas permanece viva. A sociedade brasileira tem influência desse gênero musical e também é influenciada por ele, mesmo com o passar dos anos, como comenta o professor Ivan Vilela, especialista em Música Popular do Departamento de Música da USP.
“Se eu conto uma história para você, você vai repetir a minha história 10 minutos depois com as suas palavras. Agora, se eu te ensino uma história que é rimada, que é metrificada e que tem melodia, que é uma música, você nunca mais vai esquecer, vai cantar sempre do mesmo jeito. A música caipira tem essa relação do sincronizado, do seu tempo, ela está contando histórias acontecidas, ela vem dessa tradição das pessoas ouvirem causos ou de presenciar em cenas e, inverter aquilo para música.”
Ele também destaca os motivos pelos quais é fundamental valorizar a cultura caipira.
“Ela é uma expressão muito evidente da história e da cultura desse povo do sudeste brasileiro. A gente entende por cultura caipira, uma cultura derivada do bandeirismo, então é importantíssimo a preservação, até mesmo porque a música caipira tem um instrumento de forte expressão que é viola, um instrumento muito antigo. Ele é revivido a cada instante, passado para as mãos de jovens e de crianças. No estado de São Paulo existem aproximadamente 210 orquestras de viola, grupos de pessoas com nível de escolaridade distinto que normalmente não se encontrariam na vida por outra coisa e, no fundo, se encontram para celebrar valores cantados por essas músicas.”
E mais! Confira na íntegra a entrevista com Raquel Retz, Coordenadora do Núcleo infantojuvenil da Família dos Devotos, a respeito dos preparativos para a 3ª Romaria das Crianças. O evento acontece dias 25 e 26 de maio no Santuário Nacional.
Veja os demais destaques do Jornal Regional:
— PRF lança Campanha Maio Amarelo com foco na redução de acidentes;
— Diocese de Caraguatatuba completa 25 anos com programação especial;
— Dia nacional da mulher marca jornada de luta por igualdade e direitos;
— Vereadores de Aparecida aprovam renovação de contrato entre prefeitura e Santa Casa e cobram melhorias do Pronto Socorro;
— Na última semana para regularizar título de eleitor, cartórios abrem as portas neste feriado do Dia do Trabalhador;
— Campos do Jordão promove projeto de 150 anos com criação de parque e valorização do comércio local;
— Arquidiocese de Aparecida finaliza preparativos para Festa do Povo de Deus.
Semana da Consciência Negra: trabalho da Pastoral Afro é tema desta quinta-feira
Pastoral promove a inclusão e a preservação das tradições afrodescendentes.
Semana da Consciência Negra destaca políticas públicas de igualdade racial
Claudinei Corrêa e Prof. Andréia Juliana debatem o assunto em segunda entrevista especial da semana.
Confira as notícias da região desta terça-feira (19) no Jornal Regional
Edição destaca solicitação dos vereadores de Aparecida para a antecipação de verba para saúde.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.