NOTÍCIAS
Notícias

TSE reforça campanha contra Fake News nas eleições municipais de 2024

Escrito por A Rádio POP

03 JUN 2024 - 14H26 (Atualizada em 04 JUN 2024 - 09H56)

rafapress/shutterstock

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, reforça a campanha contra as fake news nas eleições legislativas deste ano. Em março, o TSE lançou o Centro Integrado de Enfrentamento a Desinformação e a Defesa da Democracia para combate as notícias falsas que tendem a ganhar força conforme os cenários eleitorais. 

O objetivo é que a população esteja atenta e busque informação de fonte segura, além de denunciar possíveis notícias falsas, como destaca o Jornalista, Advogado e Cientista Político, Marcos Limão.

:: O número do WhatsApp da POP mudou! Anote os novos números para falar com a programação e com o Jornalismo.

“Esse problema das notícias falsas vem sendo verificado no mundo todo. Se trata de uma questão muito complexa, porque diferente de antigamente, quando os boatos e as notícias falsas eram divulgadas no processo eleitoral, elas tinham um objetivo determinado, o objetivo de tumultuar o processo. Hoje, além da intenção de tumultuar o processo, existe uma coisa que chamamos de pós-verdade, ou seja, aquela notícia falsa, absolutamente falsa, atrapalha o meu subjetivismo, o que eu penso internamente e ao compartilhar aquela notícia, a verdade objetiva não interessa mais.”

A desinformação tem sido uma prioridade e o principal desafio enfrentado pelo Tribunal Superior Eleitoral é sobre as orientações a população e também ao jornalismo que, tem um compromisso com a verdade, como explicou o advogado. 

“Neste processo das eleições municipais, o jornalismo tem papel fundamental, porque ele se mostra extremamente necessário nesse processo de apuração das notícias falsas. A população precisa entender o impacto que uma fake news tem na sociedade, não só o impacto contra a determinada pessoa atingida, mas um impacto social muito grande e desgastante.” 


Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Início do cronograma da lavagem dos reservatórios interrompe abastecimento de água em Guaratinguetá;

— Após reunião com ambulantes, Prefeitura de Aparecida afirma que primeira etapa da cobertura da feira começa na próxima semana;

— Especulação sobre escassez do arroz influencia preço da cesta básica na região, que registrou oitava alta seguida em maio;

— Câmara de Lorena vota hoje projeto de alteração de código tributário;

— Moradores de Cunha reclamam de más condições da estrada que dá acesso ao bairro Vargem do Gonzaga;

— Após quase um ano, entrada de Pindamonhangaba será interditada para instalação de novo portal no acesso da cidade;

— Veja os detalhes da reta final de preparativos para a corrida Mãe Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...