O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu na última segunda-feira (18) um alerta de nível laranja para a onda de calor que deve atingir o Brasil até o dia 22 de setembro, sexta-feira.
A principal responsável pela onda de calor extremo é uma bolha de ar quente que atua entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, elevando as temperaturas acima de 40°C em 15 estados do país, entre eles São Paulo. Há também previsão de baixos índices de umidade relativa do ar.
Leia MaisSol: amigo ou vilão?O Cínico Geral Milton Peres apontou alguns caminhos para enfrentar e conviver com esse calor junto com a baixíssima umidade relativa do ar.
“A principal dica é tomar bastante líquido. Tem que tomar acima de 2 litros de água por dia, água de coco ou água comum. Evitar o sol após às 10h até às 16h, passar protetor solar, principalmente quem trabalha na zona rural, usar um chapéu para evitar queimaduras e até câncer de pele.”
Em relação à alimentação, o Doutor destacou a importância de uma alimentação leve e o consumo baixo de comidas pesadas e bebidas alcoólicas.
“A refeição deve ser leve. Coma bastante frutas, verduras, legumes e saladas. O tradicional arroz com feijão e uma carne leve, grelhada ou assada. Uma alimentação mais leve possível, para que ela tenha uma digestão muito boa, melhorando o seu organismo.”
Onda de Calor
As ondas de calor são provocadas quando um sistema de alta pressão atmosférica se instala em uma determinada região e impede a circulação de uma massa de ar quente, que fica ali, parada.
O ar aprisionado, porém, continua sendo aquecido, o que provoca o aumento anormal das temperaturas nas áreas afetadas. No meio urbano, as temperaturas são ainda maiores.
.:: Em 2014 o JR também noticiou uma forte onda de calor, superada pela deste ano de 2023. Relembre no áudio abaixo:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.