Você tem consciência da água que consome? O dia 22 de março é celebrado o Dia Internacional da Água, momento propício para repensar os maus hábitos, que causam cada vez mais escassez de água.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, convidamos a engenheira ambiental Bruna Rodrigues para falar sobre essa data e as medidas que devem ser adotadas por todos para minimizar o consumo desregrado:
A água pode acabar?
O “ciclo da água” no planeta, que é a evaporação que gera a formação das chuvas, continuará acontecendo por milhares de anos, porém somente cerca de 1.5% a 3% de toda a água disponível é potável, encontrada nos rios e no subsolo, que constantemente está sendo poluída e escassa.
Quais as atitudes do nosso dia a dia que fazem com que consumamos mais água?
Dentre os principais “gastadores” de água, a agropecuária é o principal responsável, com cerca de 70% do uso da água destinada a esse local. Em segundo lugar ficam as atividades industriais, com 22% e em terceiro lugar, o uso doméstico, ocasionado pelos vazamentos em casa e em vias públicas e o banho.
As grandes empresas têm responsabilidade maior no consumo?
Sim, elas ocupam o segundo lugar como desperdiçadores de água, e é papel da população cobrar as grandes empresas para que tenham um bom uso da água. É possível descobrir a preocupação de cada empresa com o meio ambiente olhando as embalagens de seus produtos e também informações em seu site.
Qual o impacto da poluição nos nossos rios e mares?
A poluição do rio e do mar, com esgotos e resíduo sólidos, é preocupante. Há morte dos animais marinhos diante da poluição, o que causa desequilíbrio.
Quais as ações tomadas para o desenvolvimento do projeto sustentável no Santuário Nacional?
O Santuário Nacional se preocupa com o meio ambiente. Foram plantadas cerca de 620 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em seus terrenos, que buscam cuidar e preservar o Rio Paraíba do Sul, que banha a cidade de Aparecida (SP).
Como melhorar o consumo e preservar a água?
- Colete a água de chuva para aguar o jardim,
- Diminua o tempo do banho,
- Feche a torneira ao escovar os dentes,
- Verifique os vazamentos de torneiras,
- Reaproveite a água que usou pra lavar a roupa para lavar o quintal,
- Lave o carro com balde e não a mangueira.
:: Acesse a página Ecologia e saiba como cuidar melhor do Meio Ambiente!
Acolhendo a saudade: quando o Natal desperta lembranças
Para a psicóloga Natália Aguilar, a saudade deve ser ponte, não abismo, e as lembranças devem abraçar cada um de nós junto com a esperança.
A arte de desacelerar no mês mais acelerado do ano
A psicóloga Zélia Santana reforça que, em meio ao ritmo de dezembro, desacelerar é um ato de cuidado que devolve presença, organização interna e leveza.
Síndrome do impostor impacta carreira de muitos profissionais
A síndrome do impostor pode limitar carreiras, mas desenvolver autoconfiança é o primeiro passo para crescer profissionalmente.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.